Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jardim em tribunal

Relacionados

Eurodeputada Edite Estrela pôs uma acção cível por difamação contra o presidente madeirense

No Tribunal de Vara Mista do Funchal está marcado para esta segunda-feira o início do julgamento de uma acção cível por difamação apresentada pela eurodeputada Edite Estrela contra o líder madeirense Alberto João Jardim, noticia a agência Lusa.

Na origem deste processo estão afirmações proferidas por Jardim nas últimas eleições europeias, em 2004, altura em que o governante e Edite Estrela trocaram duras acusações durante a campanha eleitoral.

PUB

Jardim conquista 99,7 por cento dos votos

Alberto João Jardim, a Madeira e o... Kosovo

Nessa altura, ao chegar à Madeira para uma acção de campanha, Edite Estrela criticou a política regional classificando-a de «fachada» e «sem sensibilidade social».

Em resposta, Jardim chamou a eurodeputada de «delinquente», justificando a acusação com o facto de Edite Estrela ter sido condenada em tribunal por abuso de poder quando era presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Edite Estrela decidiu desencadear uma acção cível por difamação, pedindo uma reparação no valor de cerca de 35 mil euros e Jardim reagiu processando também a eurodeputada.

Em declarações à agência Lusa, o advogado de Alberto João Jardim, o deputado na Assembleia da República, Guilherme Silva, explicou: «Contestámos a acção [de Edite Estrela] e deduzimos reconvenção solicitando uma ndemnização ligeiramente superior ao que ela reclama».

PUB

«Ambos são demandados reciprocamente, ela também passou a ré como o presidente do Governo Regional», adiantou Guilherme Silva.

Referiu ainda que não se colocou a situação de levantamento de imunidade visto que esta questão «só se coloca em relação a processos crimes o que não é o caso, dado tratar-se apenas de uma acção cível em que ambas as partes reclamam indemnizações por eventuais injúrias».

Este processo teve inicialmente agendado o julgamento para 11 de Janeiro, mas por solicitação dos advogados de Edite Estrela, foi adiado para a Março.

PUB

Relacionados

Últimas