Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates: «Escola irá receber maior investimento público de sempre»

Relacionados

Primeiro-ministro realça resultados positivos no sector da educação

O primeiro-ministro, José Sócrates, atribui os bons resultados obtidos no ano passado no ensino básico e secundário às políticas que apostam na Educação, salientando que a escola pública receberá nos próximos meses o «maior investimento público de sempre», informa a agência Lusa.

O primeiro-ministro e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, apresentaram esta terça-feira perante os membros do Conselho de Escolas os resultados escolares do ano lectivo 2007/08, segundo os quais a taxa de chumbos no ensino básico e secundário atingiu este ano o valor mais baixo da última década, com a maior diminuição a registar-se no terceiro ciclo.

PUB

Chumbos atingem valor mais baixo da década

Sócrates destacou que a Educação tem este ano a oportunidade que esperava há muito tempo, realçando que «nos próximos meses o Estado vai investir nas escolas 400 milhões de euros para realizar o plano tecnológico», um investimento «que nunca aconteceu no passado» e que permitirá instalar vídeo-vigilância, o cartão do aluno e equipar as escolas com material informático, com quadros interactivos e computadores.

«Este ano, o investimento público mais significativo em Portugal foi na escola pública», disse José Sócrates, realçado que isto «exigiu pequenas alterações no Orçamento de Estado para reforçar o orçamento do ministério da Educação», além de um aumento em 10 por cento em relação à verba retirada do Quadro Comunitário de Apoio (QCA). «O investimento em Educação e Ciência em anteriores QCA foi de 26 por cento, quando agora é de 37 por cento», sublinhou.

O primeiro-ministro salientou ainda que o Governo pretende «até 2015 requalificar todas as escolas secundárias, para fazer com que a escola em Portugal seja um local aprazível», de forma que estão neste momento a ser elaborados os projectos de requalificação de cerca de 70 escolas.

Ainda sem apresentar números definitivos, José Sócrates revelou que mais uma vez as escolas vão este ano ter mais alunos, à semelhança do que vem a acontecer desde há três anos, «o que nos diz que estivemos sempre no bom caminho para combater o insucesso escolar»: «Ao longo destes anos fizemos mudanças nem sempre bem compreendidas, mas que hoje permitem que aos olhos da opinião pública os professores e a escola sejam mais bem vistos».

PUB

Relacionados

Últimas