Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fecho de serviços de saúde promove «privatização»

Relacionados

Para o PCP, favorecem-se «grupos privados à custa da saúde das populações»

O Partido Comunista Português (PCP) considerou esta sexta-feira que o encerramento de serviços de saúde em cinco concelhos de Vila Real é mais um passo na «promoção da privatização do sector», informa a Lusa.

O Governo fechou à meia-noite desta sexta-feira cinco serviços de saúde no distrito de Vila Real, sendo agora o destino dos milhares de utentes abrangidos pela reforma concretizada pelo Ministério da Saúde.

PUB

O dirigente distrital do PCP, Mário Costa, afirmou, em conferência de imprensa, que o hospital de Vila Real «não tem condições para responder a tal concentração» o que, na sua opinião, representa «a concentração da privatização da saúde», enviando-a para os hospitais privados, um já anunciado para Vila Real e outro previsto para Chaves.

«Está-se assim a favorecer os grupos privados da saúde à custa da saúde das populações e dos dinheiros públicos que os protocolos legalizarão», frisou Mário Costa.

Esta é, segundo o responsável, uma «criminosa política de saúde do Governo que vai criar mais dificuldades à região de Trás-os-Montes e Alto Douro na luta pela sua sustentabilidade e desenvolvimento».

Para Mário Costa, «o encerramento do bloco de partos de Chaves arrastará, a prazo, a despromoção do seu serviço de urgência médico-cirúrgica e ao fecho de outros serviços».

A tendência é, conforme afirmou, «para a perda de mais serviços públicos e de postos de trabalho, criando mais dificuldades na saúde e no desenvolvimento económico e social da região do Alto Tâmega».

O dirigente comunista alertou ainda para o aumento dos custos que os utentes espalhados por todo o distrito terão que pagar pelo transporte para o hospital de Vila Real.

PUB

Relacionados

Últimas