Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bush elogia jogging de Sócrates

Relacionados

Presidente dos Estados Unidos enalteceu o «exemplo mundial» do primeiro-ministro português ao fazer o tradicional jogging matinal. Especialmente «quando já tem 50 anos». Bush agradeceu a Portugal a ajuda no Afeganistão e Iraque e quis saber mais sobre a reforma da Segurança Social

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, elogiou hoje o «exemplo» que o primeiro-ministro, José Sócrates, deu ao mundo em termos de saúde, fazendo «jogging» matinal em Washington, sobretudo «quando já tem 50 anos».

Bush falava aos jornalistas na Casa Branca, no final da reunião de cerca de uma hora com o primeiro-ministro e actual presidente em exercício da União Europeia.

PUB

A referência de George W. Bush ao «jogging» matinal de José Sócrates motivou gargalhadas, mas principalmente por causa da referência à idade do primeiro-ministro português, que recentemente completou 50 anos.

«Apreciei o exemplo que deu ao seu povo e ao mundo, fazendo jogging logo pela manhã. Apreciei isso, para mais numa altura em que já completou 50 anos», disse o presidente dos Estados Unidos.

Tal como em outras visitas oficiais, o primeiro-ministro correu hoje, ao início da manhã, durante cerca de uma hora, num dos maiores espaços verdes da capital norte-americana. Com uma segurança discreta de norte-americanos e portugueses, Sócrates correu cerca de uma hora entre o Lincoln Memorial e o monumento a George Washington, perto do Capitólio e dos memoriais às guerras do Vietname e da Coreia.

«Obrigado Portugal»

O presidente norte-americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro português, José Sócrates, concordaram esta segunda-feira, em Washington, com a necessidade de uma forte cooperação entre a UE e os EUA em prol da segurança mundial. Presidente norte-americano salientou a importância do «trabalho conjunto» entre os EUA e a União Europeia e agradeceu a José Sócrates o apoio de Portugal nas intervenções militares no Afeganistão e no Iraque.

PUB

Os dois dirigentes, que falaram na Sala Oval da Casa Branca, onde decorreu a reunião, dedicaram apenas cerca de 4 minutos a declarações públicas, no final do encontro, não tendo havido direito a perguntas dos jornalistas.

No domingo, primeiro dia da visita aos Estados Unidos, José Sócrates encerrou, no Smithsonien Institut, em Washington, a exposição sobre os Descobrimentos «Abraçando o globo: Portugal e o mundo nos séculos XVI e XVII», em que prometeu que o Governo de Lisboa «tudo fará» para a levar a Portugal.

Bush interessado na reforma da Segurança Social

De acordo com fonte diplomática portuguesa, a conversa informal entre José Sócrates e George W. Bush aconteceu após ambos terem feito as respectivas declarações à imprensa no final da reunião de uma hora que tiveram na Casa Branca.

«Após as declarações à imprensa, o primeiro-ministro português ainda ficou mais 15 minutos na Casa Branca. Nessa altura, teve uma conversa simpática e descontraída com o presidente dos Estados Unidos sobre questões energéticas e económicas», referiu a mesma fonte.

Entre os temas abordados, em concreto, a fonte diplomática portuguesa referiu que o presidente dos Estados Unidos manifestou alguma preocupação sobre o futuro dos sistemas de previdência.

«O primeiro-ministro falou-lhe então sobre as principais linhas da recente reforma da segurança social em Portugal. George W. Bush ouviu com atenção e elogiou-a», referiu o mesmo diplomata.

PUB

Relacionados

Últimas