Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lopes da Mota: CDS diz que «era a única decisão possível»

Relacionados

Procurador deixou a Eurojust depois de ser suspenso pela secção disciplinar do Ministério Público

O deputado do CDS-PP Filipe Lobo d`Ávila considerou esta quarta-feira que a demissão de Lopes da Mota do Eurojust era «a única decisão possível» face à sanção de suspensão por 30 dias confirmada pela secção disciplinar do Ministério Público.

«O senhor procurador tomou a única decisão possível mediante os factos e mediante a sanção que foi confirmada pela secção disciplinar do Conselho Superior do Ministério Público», afirmou Lobo d`Ávila, em declarações aos jornalistas, no Parlamento, citado pela agência Lusa

PUB

O deputado, que já tinha defendido que o Governo «não tinha outra alternativa» senão substituir o procurador no Eurojust, disse registar «a decisão pessoal» de Lopes da Mota.

A decisão de abandonar o Eurojust vai «ao encontro do princípio fundamental que é a preservação da representação institucional do Estado português no estrangeiro», sublinhou.

O Conselho Superior do Ministério Público decidiu esta quarta-feira suspender por 30 dias o procurador-geral adjunto Lopes da Mota na sequência de um processo disciplinar por alegadas pressões sobre outros magistrados do MP responsáveis pelo caso Freeport.

Face à decisão, Lopes da Mota abandonou a representação no Eurojust e justificou o pedido de cessação de funções alegando que «é a melhor defesa dos interesses do Estado português».

PUB

Relacionados

Últimas