Já fez LIKE no TVI Notícias?

PSD acusa PS de «folclore»

Relacionados

Em causa a questão da igualdade entre homens e mulheres

Os deputados do PSD no Parlamento Europeu acusaram o PS, em Estrasburgo, de fazer «folclore» em matéria de igualdade entre homens e mulheres e denunciaram o aumento das diferenças salariais entre os dois sexos durante os mandatos dos socialistas, informa a agência Lusa.

«Com o actual governo, entre 2005 e 2006, a diferença de salários entre homens e mulheres em igualdade de circunstâncias aumentou 8,9 por cento», denunciaram os eurodeputados sociais-democratas num comunicado à imprensa.

PUB

O Parlamento Europeu solicitou formalmente à Comissão Europeia o início da revisão da legislação que incentiva a igualdade de remuneração entre homens e mulheres, considerando que as disparidades salariais continuam a ser importantes, apesar do esforço legislativo europeu.

Um relatório aprovado pelos deputados reunidos em sessão plenária sublinha que as disparidades salariais entre mulheres e homens nos Estados-membros variam entre quatro por cento em Malta e mais de 25 por cento na Alemanha e «nada indica que venham a baixar significativamente».

O documento faz referência a dados de 2005 e em Portugal, por exemplo, os homens ganham em média quase 20 por cento mais do que as mulheres.

Os sociais-democratas revelam que o subsídio de desemprego pago às mulheres em 2007 representava menos 21,1 por cento que o pago aos homens e que, em 2004, a taxa média de desemprego nas mulheres era 1,8 por cento superior à dos homens.

O PSD saúda a aprovação do relatório sobre a falta de igualdade entre homens e mulheres e conclui que o «PS esqueceu-se de ter uma política séria no combate às verdadeiras questões discriminatórias entre homens e mulheres».

Apesar do que consideram ser o «folclore socialista», os eurodeputados do PSD afirmam que «não confundiram o essencial com o acessório e não deixaram que o acessório destruísse o essencial - a alteração de uma inaceitável situação discriminatória que põe verdadeiramente em causa a dignidade das mulheres».

PUB

Relacionados

Últimas