Já fez LIKE no TVI Notícias?

PCP vai pedir apreciação parlamentar do novo mapa judiciário

Relacionados

Líder parlamentar comunista revela ainda intenção de pedir igualmente apreciação do processo de privatização da EGF

O PCP manifestou, esta terça-feira, a intenção de convocar a apreciação parlamentar do novo mapa judiciário e do anunciado processo de privatização da Empresa Geral do Fomento (EGF), que gere o setor dos resíduos do grupo estatal Águas de Portugal.

«O encerramento de 20 tribunais, a desgraduação de outros 27 em meras extensões e a concentração de tribunais especializados, representará para muitos milhares de cidadãos, principalmente no interior do país, um maior afastamento do direito à justiça», justificou o líder parlamentar comunista, João Oliveira, no fim das jornadas parlamentares, em Setúbal.

PUB

Assim, o deputado do PCP aproveitou para «anunciar desde já a intenção de suscitar a apreciação parlamentar do decreto-lei do mapa judiciário logo que seja publicado».

«Nesse processo, o PCP opor-se-á ao encerramento e desgraduação de tribunais e defenderá que em todas as comarcas atualmente existentes seja assegurada, no mínimo, a existência de um juízo de competência genérica», esclareceu.

Sobre a «fúria privatizadora do Governo», João Oliveira anunciou também a «apreciação parlamentar do decreto-lei que estabelece a privatização da EGF, visando travar esse processo».

«A privatização das águas, da distribuição e abastecimento, a imposição de dívida às autarquias e de um regime de cobrança em nome de terceiros com o reforço da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), bem como do processo de privatização da EGF em curso, são opções políticas que colocarão em sério risco o direito dos portugueses a uma ambiente sadio, ao bem-estar e à própria água, o direito à saúde e à vida», considerou.

O PCP reafirmou igualmente «a intenção de, caso o Presidente da República não exerça as suas prerrogativas constitucionais, vetando ou suscitando a apreciação da constitucionalidade do OE retificativo para 2014, suscitar a fiscalização sucessiva desse diploma, conjuntamente com outros deputados dispostos a convergir com o PCP nesse objetivo».

PUB

Relacionados

Últimas