Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portas: é inaceitável que pilotos «capturem» a TAP

Relacionados

Críticas deixadas pelo vice-primeiro-ministro à greve de 10 dias. Paulo Portas apelou ao «patriotismo» contra a medida de protesto

Para o número dois do Governo, «marcar uma greve de 10 dias num só mês não é aceitável, não é razoável, é prejudicar seriamente o turismo e prejudicar seriamente a marca da TAP». O líder do CDS-PP escusou-se a esclarecer se haverá coligação com o PSD nas eleições legislativas dizendo que ambos os partidos conseguiram um «entendimento» sobre «políticas substantivas» e que agora é tempo de conversar sobre matérias de «natureza partidária». O «entendimento» a que o também vice-primeiro ministro se referia diz respeito à sobretaxa sobre o IRS que, segundo Portas, o Governo foi «obrigado» a tomar e a outras políticas governamentais desde que tomou posse em 2011. Esta sexta-feira, o líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, adiantou que lembrando, também, que a experiência comum dos dois partidos no Governo foi «positiva».

PUB

O vice-primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira não ser «razoável» o anúncio de greve de 10 dias dos pilotos da TAP nem «aceitável» que um grupo de pessoas «capture» uma empresa inteira e apelou ao «patriotismo» contra a medida de protesto.

Em Braga, à margem de uma visita ao Fórum Internacional Comunidades Inteligentes e sustentáveis, Paulo Portas alertou ainda para as consequências que uma greve de 10 dias no mesmo mês pode ter para a transportadora portuguesa afirmando que a ser cumprido irá «prejudicar seriamente» o turismo e a «marca» TAP.

«Não é aceitável haver um grupo de pessoas que captura uma empresa inteira e que pode levar a consequências que são péssimas para a marca da TAP.»

Por isso, o vice-primeiro-ministro deixou um pedido aos sindicatos e pilotos.

«Eu faço um apelo de patriotismo. Não se fazem greves num setor estratégico como este de 10 dias num mês.»

Coligação? «Quando houver novidade tê-las-ão»

PUB

«Feito um entendimento sobre políticas substantivas, eu acho que chegou agora o tempo de conversar sobre matérias de natureza partidária.»

«Os dois partidos que fazem parte de uma coligação foram capazes de chegar a entendimento sobre aquilo que são políticas, ou seja, assim como tiramos o país do ciclo da troika, somos capazes de tirar o país do chamado procedimento por défice excessivo.»

«É muito importante que a medida mais injusta que este Governo foi chamado a tomar, depois da decisão do Tribunal Constitucional, que foi a sobretaxa de 3.5% que se aplica tanto a trabalhadores como a reformados e que era muito injusta, que este Governo tenha a honra e a honestidade de dizer a Bruxelas que vamos, faseadamente, retirar a sobretaxa, porque ela não veio para ficar.»

«muito antes do verão» os dois partidos da coligação deverão esclarecer se concorrem ou não coligados às próximas eleições,

PUB

Sobre questões de timing, Portas não apontou datas.

«Para não me estar a perguntar todos os dias sobre essa matéria e eu lhe dar uma resposta que pareça que eu não estou a responder eu digo-lhe uma coisa muito simples, quando houver novidades tê-las-ão.»

PUB

Relacionados

Últimas