Já fez LIKE no TVI Notícias?

Suspensão de deputado: Monteiro exige intervenção do PR

Relacionados

Líder demissionário do Partido da Nova Democracia garante que atitude do Parlamento da Madeira é «ilegal» e «inconstitucional»

O líder demissionário do Partido da Nova democracia (PND), Manuel Monteiro, exigiu esta quinta-feira a intervenção do Presidente da República se a suspensão do mandato do deputado madeirense do PND, José Manuel Coelho, se mantiver, escreve a Lusa.

«No dia em que uma maioria possa usar o seu poder para afastar um deputado com quem não concorda está em causa a democracia», protestou o fundador do PND.

PUB

Considerando a atitude do Parlamento Regional Madeirense «ilegal» e «inconstitucional», Manuel Monteiro defendeu que «se a situação se mantiver o Presidente da República terá de intervir».

«A maioria parlamentar, neste caso do PSD, está a usar a sua força política para desrespeitar a lei», acusou o candidato às legislativas pelo círculo de Braga, defendendo que José Manuel Coelho não pode ser suspenso sem ser primeiro ouvido pelo Parlamento Regional.

Deputado do PND impedido de entrar no Parlamento

Imunidade parlamentar deve ser respeitada

Deputado exerceu «direito à liberdade de expressão

PUB

Manuel Monteiro revelou ainda compreender as razões que levaram o deputado madeirense a agir como agiu mas «não utilizaria a forma que ele escolheu» para se exprimir. «Eu percebo tudo o que se faz para evidenciar uma situação grave e danosa que perdura há muitos anos na Madeira».

Na sessão de quarta-feira, o deputado José Manuel Coelho chamou «fascistas» aos deputados do PSD/M e exibiu uma bandeira nazi, que pretendeu entregar ao líder parlamentar social-democrata, Jaime Ramos, apelidando-o de «fascista».

O líder da bancada social democrata madeirense insurgiu-se contra este acto e requereu a suspensão e levantamento da imunidade parlamentar do deputado do PND, bem como a apresentação de queixa junto do Ministério Público, sugestão que foi aprovada pela maioria social democrata.

O CDS/PP absteve-se e os restantes partidos da oposição votaram contra apesar de terem condenado a acção de José Manuel Coelho.

José Manuel Coelho deixou a bandeira na mesa do lugar de Jaime Ramos e ainda trocou palavras com os deputados sociais democratas fora da sala.

Esta quinta-feira de manhã, o deputado do Partido da Nova Democracia tentou entrar no Parlamento regional madeirense, mas os seguranças impediram-no, criando-se uma situação de grande confusão na entrada.

PUB

Relacionados

Últimas