Já fez LIKE no TVI Notícias?

Secretas: duas demissões após acusação

Relacionados

Diretor-adjunto do SIED foi demitido, diretor do Departamento Comum de Segurança do SIRP demitiu-se

O diretor-adjunto do Sistema de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) foi demitido na terça-feira pelo secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), segundo um comunicado oficial divulgado esta quarta-feira.

Já esta quarta-feira foi também afastado de funções, a seu pedido, o diretor do Departamento Comum de Segurança do SIRP, acrescenta o texto enviado pelo gabinete do secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira.

PUB

As demissões são conhecidas dois dias depois de o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa ter acusado três arguidos no «caso das secretas».

São eles Jorge Silva Carvalho, ex-diretor do SIED, Nuno Vasconcellos, presidente do grupo Ongoing, e João Luís, antigo diretor do Departamento Operacional do SIED. Já esta noite, Nuno Vasconcellos, através do seu advogado, «refutou a acusação».

O comunicado desta tarde não faz referência a nomes, mas na página na Internet do SIED consta o nome de João Bicho como diretor-adjunto daquele serviço desde agosto de 2010.

Segundo o «Expresso», João Bicho foi promovido, em Julho de 2010, por indicação de Jorge Silva Carvalho, e o seu nome é referido na acusação como a pessoa dentro do SIED que enviava «relatórios elaborados pelo serviço» a Silva Carvalho, já na Ongoing.

Quanto ao diretor do Departamento Comum de Segurança do SIRP, que pediu a sua demissão, o semanário adianta que também era muito próximo de Silva Carvalho e que integrava a loja maçónica Mozart.

PUB

Relacionados

Últimas