Já fez LIKE no TVI Notícias?

Menezes «tem toque anarquista»

Relacionados

Ministro Teixeira dos Santos reage à entrevista do líder do PSD

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou que a promessa do líder do PSD, Luís Filipe Menezes, de desmantelar o Estado em seis meses é «infeliz» e «tem um toque um pouco anarquista», noticia a Lusa.

Em entrevista ao semanário Expresso, o líder social-democrata promete fazer uma «aposta radical» de, em «meia dúzia de meses», «desmantelar de vez o enorme peso de o Estado tem e que oprime as pessoas».

PUB

Em declarações aos jornalistas, à entrada do Museu de Arte Moderna da Fundação de Serralves, no Porto, Teixeira dos Santos afirmou que «desmantelar é um termo com o seu toque um pouco anarquista, porque só os anarquistas é que acham que se deve acabar com o Estado».

«Os estados não se desmantelam, os estados reformam-se, modernizam-se, para responder aos desafios de uma sociedade que se está a transformar e a modernizar», argumentou.

Para o ministro, falar em desmantelar o Estado é usar uma linguagem «exagerada e até perturbadora», considerando que «desmantelar um estado é, no fundo, paralisar e acabar com instituições das quais dependem a vida e a segurança dos cidadão».

«A ideia de desmantelar é introduzir um elemento de instabilidade no funcionamento do Estado e da sociedade portuguesa. O que nós precisamos é de estabilidade», defendeu Teixeira dos Santos.

Na entrevista ao Expresso, Luís Filipe Menezes reitera a sua proposta de reduzir o peso do Estado, prometendo que, se ganhar as eleições legislativas em 2009, irá «liberalizar a legislação laboral», argumentando que não é possível ter o «melhor de dois mundos».

Para o ministro das Finanças, «querer acabar com a segurança social, o serviço nacional de saúde e o sistema de educação é uma coisa muito grave para o futuro do país».

PUB

Relacionados

Últimas