Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sondagem: Ferreira Leite em queda abrupta

Relacionados

Líder perde pontos e PSD aquém do esperado. PS de novo perto da maioria. Veja também quem são os ministros mais notáveis

A popularidade da líder do PSD está em queda, revela a recente sondagem da Universidade Católica, para a RTP, JN e Antena 1. Ferreira Leite tem nota oito, ficando apenas à frente de Paulo Portas. Nas intenções de voto, o PSD regista um ligeiro aumento, de 32 para 34 por cento, no entanto, aquém das expectativas. Já o partido do Governo «soma e segue» estando com sete pontos de vantagem do PSD e de novo perto da maioria absoluta.

Se as eleições fossem hoje, o PS teria 41 por cento, mais um por cento do que em Julho de 2008, e perto dos 43 por cento que podem garantir nova maioria. O PSD está nos 34 por cento, sendo que o Bloco de Esquerda e a CDU estão empadas nos 8 por cento, ainda que os comunistas desçam dois pontos e os bloquistas subam um. O CDS bate no fundo e regista apenas dois por cento, menos um, das intenções de voto.

PUB

Segundo a análise do Jornal de Notícias, e tendo em conta as sondagens desde Outubro de 2006, compreende-se o «conforto» do PS. Os socialistas nunca obtiveram estimativas inferiores a 39 por cento, mesmo nos momentos de maior contestação à política governamental, que em sondagens se exprimiu, regra geral, nas «notas» atribuídas aos ministros. Ao longo do mesmo período, o PSD alcançou um máximo de 35 por cento, com excepção da primeira deste conjunto de sondagens, em que chegou aos 37por cento. Numa fase em que a liderança de Marques Mendes não era afectada por dissensões internas. Com este resultado o PSD volta ao score «natural», apesar de uma nova liderança.

Os mais notáveis

Apesar de todos os ministros de José Sócrates terem nota negativa, o índice de notoriedade revela os governantes com mais destaque. No topo da lista temos Mário Lino, com 42 por cento, seguido por Teixeira dos Santos e Maria de Lurdes Rodrigues, com 41 por cento. Ainda com nota alta, está Alberto Costa com 39 por cento. No fim da lista, estão Nunes Correia, no Ambiente, e Silva Pereira com 15 por cento.

Nos líderes políticos, Cavaco Silva é o único com nota positiva, apesar de descer de 13,2 para 12,7 por cento. Louça é entre os líderes partidários o mais popular com 9,3 por cento, seguido de Jerónimo Sousa com 8,6 por cento, José Sócrates com 8,4 por cento, Ferreira Leite com 8 por cento e Paulo Portas com 7,2 por cento. A líder do PSD regista a maior queda e o primeiro-ministro a menor, apenas 0,1 por cento.

PUB

Relacionados

Últimas