Já fez LIKE no TVI Notícias?

Moreira diz "não vi um tusto" do Governo para resolver habitação no Porto

Autarca defende que problema das rendas altas “não se resolve sem investimento público”. E acha que "não podem ser só os municípios a fazê-lo”

O presidente da Câmara do Porto alertou esta terça-feira que falta “caroço” do Governo para intervir nas ilhas ou despejos na cidade, notando que “o problema da habitação” e das rendas elevadas “não se resolve sem investimento público”.

Continuamos a não ter instrumentos [para resolver os problemas]. Ouço muita conversa, discussão, ideias e aprovações na Assembleia da República [AR], mas não há caroço [dinheiro]. O problema do imobiliário só pode ser contido com investimento público e o Estado desde 2009 que não põe um tostão”, afirmou o independente Rui Moreira na reunião pública do executivo.

PUB

O autarca disse que tem recebido “relatos preocupantes sobre a lei das rendas”, notando que “o problema da habitação não se resolve sem financiamento e não podem ser só os municípios a fazê-lo”.

Até agora não vi um tusto”, frisou.

Segundo o portal de notícias da câmara, “a AR publicou a 23 de maio uma recomendação ao Governo para que intervenha na reabilitação das ilhas do Porto”, defendendo “que o financiamento das obras seja assegurado pelo Estado”.

Entretanto, a revisão a lei do arrendamento urbano, aprovada na generalidade a 4 de maio no Parlamento, baixou à comissão parlamentar.

Tem havido muito pensamento, mas até agora não vi uma forma de resolver o problema”, disse Moreira.

O autarca queixou-se, também, de dificuldades de aplicação do “direito de preferência” da autarquia na aquisição de determinados imóveis, notando ser “fundamental que o legislador clarificasse a lei”.

PUB

Moreira acrescentou que o direito de preferência sobre o bairro da Tapada, nas Fontainhas, “foi exercido há dias”.

"Epidemia de despejos"

Na reunião, Ilda Figueiredo, da CDU, sugeriu alertar o Governo e a AR para o problema e Moreira concordou com a “sugestão de uma alteração legislativa que acabe com a perversão do direito de preferência”.

Por seu turno, Manuel Pizarro, do PS, lamentou a “epidemia de despejos”, indicando que “o reconhecimento da preocupação” por parte da autarquia devia “permitir, numa próxima reunião, debater se faz sentido manter isenções de IMT [Imposto Municipal a Transmissão Onerosa de Imóveis] e IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] para transações feitas com valores brutais”.

Até agora, o Estado central - e é ao Estado que cabe essa responsabilidade - não põe um tostão na habitação. Desde 2009 que não põe um tusto”, observou Rui Moreira.

PUB

O assunto começou por ser abordado na reunião camarária pela comunista Ilda Figueiredo, que criticou as “permanentes ações de despejo de moradores e comércio tradicional”, sobretudo no centro histórico do Porto.

São sobretudo as pessoas que dão alma a esta zona o que me preocupa. Estão sujeitos a constantes pressões e chantagens para saírem desta zona do Porto. Isto devia merecer uma grande preocupação”, observou a vereadora.

Para a CDU, “este grande património imaterial está a ser posto em causa” com a pressão imobiliária.

Protestos nas traseiras

Cerca de 15 pessoas da “Associação de Moradores contra os Despejos no Porto” protestaram pelas 10:00 nas traseiras dos Paços do Concelho, alertando a câmara para a “pressão imobiliária e turística” na cidade, disseram à Lusa os manifestantes.

PUB

Os moradores apresentavam vários cartazes com frases como “Não aos despejos”, “Mais habitação, menos especulação”, “Habitação sim, mais hotéis não” e “O nosso desejo é nem mais um despejo”.

No período destinado ao público da reunião camarária, duas moradoras sujeitas a despejos pediram ajuda à câmara, ao passo que Paulo Jorge Loureiro, morador no Campo 24 de Agosto, pediu a intervenção da autarquia para evitar ou minimizar o impacto de um supermercado previsto para um terreno privado daquela zona.

Dizendo falar “em nome do condomínio” onde reside “há 28 anos e dos 24 mil habitantes da freguesia do Bonfim”, o residente lamentou a instalação prevista de “1.680 metros quadrados de área de venda” de um supermercado.

Temos de olhar além dos regulamentos mínimos. É impossível estacionar naquela zona”, observou Paulo Jorge Loureiro.

O vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, indicou que “a pretensão submetida” à câmara “cumpre a regulamentação em vigor”.

PUB

Últimas