Já fez LIKE no TVI Notícias?

As mesmas novas creches?

Relacionados

CDS-PP quer saber se anúncio do Governo é «propaganda requentada» ou se novos equipamentos são mesmo... «novos». Governo garante que sim e Porto e Lisboa terão 75 novas creches. «Com as 200 já prometidas, vamos ter 275? Queremos a lista», responde o CDS Governo anuncia mais creches

[Última actualização às 21h42]

O CDS-PP teve dúvidas sobre o anúncio de José Sócrates feito esta quarta-feira no debate quinzenal. Ao ouvir a promessa de «mais 75 creches», o deputado Mota Soares questionou o Executivo para determinar se estes equipamentos seriam novos - e por isso cumulativos com os 200 anunciados no debate do Orçamento de Estado, no passado mês de Novembro.

PUB

O Governo, que tem 60 dias para responder a um requerimento parlamentar, foi rápido a desfazer as dúvidas do CDS-PP: em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, considerou «totalmente sem sentido as suspeitas lançadas pelo CDS», dizendo que apenas revelam «incómodo» perante as medidas do Executivo. E garantiu que o programa apresentado esta quarta-feira é «novo. Haverá novas candidaturas e novos projectos para aumentar a cobertura de creches e do pré-escolar nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto».

CDS-PP quer a lista das 275 novas creches

Na resposta, Mota Soares lançou um novo desafio ao Governo: «Amanhã irei interpor um novo requerimento ao Governo, pedindo a lista das então 275 novas creches», assim como das «136 que também no debate do OE, em Novembro, o primeiro-ministro afirmou terem sido já lançadas». As creches «não são virtuais, logo podemos saber onde vão exactamente ser edificadas», sublinhou.

Governo quer creches em todo o país até 2009

PUB

O pingue-pongue entre o Governo e o CDS-PP surge após a dúvida lançada pelo grupo parlamentar democrata-cristão que quis determinar se as 75 creches anunciadas esta quarta-feira por Sócrates acresceriam às 200, já anunciadas no debate do OE, em Novembro. Recorde-se que nessa sessão parlamentar, ao abrigo do Programa PARES, o primeiro-ministro sublinhou que tinha sido já «lançadas 136 novas creches», em 2007, e que, «em 2008, serão lançadas mais 200».

O deputado Pedro Mota Soares garante ao PortugalDiário que a dúvida é importante: Já no debate sobre o Estado da Nação, em Julho de 2007, o primeiro-ministro afirmou que no âmbito do programa Pares, o Governo está «a financiar a construção de mais 136 creches. Com este esforço, atingiremos, em 2009, a taxa de cobertura fixada pela União Europeia para 2010».

Sobre os equipamentos anunciados esta quarta-feira, o CDS-PP questiona se será a conclusão do programa PARES ou um projecto para novas creches. «Se o anúncio não é sobre novos equipamentos, então o primeiro-ministro já repetiu esta promessa quatro vezes ou mais e parece mera propaganda requentada. Se são novos, então deveria rever em alta o prometido no Plano Nacional de Emprego 2005-2008».

PUB

Programa novo exclusivamente destinado a estas zonas do país

A garantir que estas 75 creches são um «reforço em termos de cobertura» das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, o secretário de Estado, Pedro Marques, explicou à Lusa que «face à necessidade de um esforço suplementar de investimento, o Governo avançou agora com um programa exclusivamente destinado a estas zonas do País». Ainda de acordo com o secretário de Estado, no âmbito das anteriores fases do programa PARES, estão já em construção «430 creches, num reforço enorme do investimento público neste sector».

Mais creches até 2009

Governo investe 100 milhões em creches

Governo avança com construção de creches

PUB

Relacionados

Últimas