Já fez LIKE no TVI Notícias?

Eleitorado do PS desiludido

Sondagem: Sócrates com nota negativa. PSD continua a cair

O eleitorado do PS, à semelhança dos portugueses em geral, está desiludido com o Governo e o primeiro-ministro, numa sondagem da Aximage para o Correio da Manhã, obteve mesmo a sua pior nota: 8,6. Mesmo assim, apesar do quadro negativo no lado socialista, o PSD não consegue travar a queda nas intenções de voto.

A sondagem CM/Aximage revela que 42 por cento dos eleitores que votaram no PS nas últimas legislativas considera que o Executivo socialista está a governar «pior do que esperava», enquanto apenas 18,1 diz que superou as suas expectativas e 35,2 afirma que está «igual ao que esperava».

PUB

Segundo o Correio da Manhã, o eleitorado do PS acompanha assim a desilusão geral, já que 49,3 por cento dos inquiridos se afirmou insatisfeito com a governação socialista. Apenas 13,8 por cento considerou que o Governo está a governar «melhor do que esperava».

O sentimento de desilusão reflecte-se, aliás, nas notas atribuídas aos membros do Governo. Numa escala de 0 a 20, José Sócrates não obteve mais do que 8,6. E até o seu eleitorado atribuiu um medíocre 11,8. Já no caso dos ministros, no fim da tabela com 6 valores está o «repetente» ministro da Saúde, Correia de Campos, enquanto o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, mereceu a terceira pior nota do Governo: 9,5.

Quanto às intenções de voto, a queda nas expectativas no Governo reflecte-se na subida significativa da abstenção, que passou de 41 para 45,2 por cento. Ainda assim, o PS mantém a liderança com 38,5 por cento, tendo mesmo registado uma subida em relação ao mês de Maio, em que obteve 36,7 por cento.

O PSD, por seu lado, não consegue travar a queda. Pelo terceiro mês consecutivo os sociais-democratas caem nas intenções de voto ao passar de 26,7 para 26,2 por cento. O líder do PSD obteve, aliás, este mês a sua pior nota desde Janeiro do ano passado: 6,7. Marques Mendes mereceu mesmo do seu eleitorado uma nota negativa: 9.

Esta sondagem foi realizada pela Aximage, para o Correio da Manhã, entre 5 e 7 de Junho. Pretendia-se conhecer a intenção de voto legislativo, as expectativas no Governo, a avaliação dos líderes partidários e a popularidade dos ministros. Foram inquiridos 550 indivíduos (294 mulheres) inscritos nos cadernos eleitorais portugueses em lares com telefone fixo. A amostra é aleatória e estratificada por região, habitat, sexo, idade e escolaridade olietápica e representativa do universo. A taxa de resposta foi de 70 por cento e o desvio padrão máximo é de 0,021.

PUB

Últimas