Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Está em causa a confiança do Governo»

Relacionados

Parecer do Tribunal de Contas «é grave e desmente o que é apregoado pelo Governo», diz PSD

A posição foi transmitida pelo presidente da mesa do congresso do PSD, ngelo Correia, numa conferência de imprensa em que esteve acompanhado pelos dirigentes do partido Rui Gomes da Silva, Zita Seabra e pelo vice-presidente da bancada social-democrata, Patinha Antão. «O TC diz que o Governo fez mais de 200 milhões de euros em despesas sem estarem previstas ou autorizadas pela Assembleia da República. Ou seja, o Governo violou a lei», apontou ngelo Correia. Para ngelo Correia, no plano político, «está em causa a confiança deste Governo perante o país, e quem o diz não é o PSD mas o TC». Interrogado sobre a possibilidade de o PSD apresentar a prazo uma moção de censura ao Governo, ngelo Correia disse que os sociais-democratas vão primeiro aguardar pela resposta que será dada pelo executivo socialista ao TC.

PUB

O PSD considerou este sábado que o parecer divulgado sexta-feira pelo Tribunal de Contas (TC) sobre a conta geral do Estado de 2006 demonstra que está em causa a confiança do Governo perante o país, escreve a Lusa.

De acordo com o ex-ministro dos governos de Francisco Sá Carneiro, o parecer do TC «é grave e desmente muito do que é apregoado pelo actual Governo».

Atrasos dos pagamentos

O presidente da mesa do congresso do PSD referiu também que o parecer do TC demonstra que o Governo, «que já pagava tarde e a más horas, conseguiu duplicar o período de atraso dos pagamentos aos seus fornecedores».

«O conjunto das dívidas acumuladas pelo Estado aos seus fornecedores já atingem praticamente dois mil milhões de euros», disse.

Perante estes dados, o ex-ministro dos executivos da Aliança Democrática (AD) concluiu que o défice «estaria actualmente agravado em 0,6 por cento».

«Face a tudo o que o TC apurou, o número que o Governo adiantou estará subestimado em mais de 900 milhões de euros», especificou.

PUB

«O Governo diz-nos uma coisa e o país sente na pele que os sacrifícios que faz todos os dias não estão a valer a pena», acrescentou.

Moção de censura ao Governo?

«Nesta fase, vamos esperar que, perante o juízo emitido pelo TC, o Governo prove que este tribunal não tem razão, o que até hoje não se verificou», disse acrescentado um aviso. «Esperamos que o Governo não faça o habitual, fingindo que o TC não emitiu qualquer juízo, assobie para o ar e procure transmitir a ideia de que tudo vai bem no reino da Dinamarca. Não sei o Governo terá a coragem moral de reconhecer os seus erros», declarou.

PUB

Relacionados

Últimas