Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Estamos a bater no fundo desta crise»

Relacionados

Ministro das Finanças e da Economia diz que «não é de esperar que as coisas se agravem ainda mais»

O ministro das Finanças e da Economia considerou as previsões do Banco de Portugal para a queda do PIB em 2009 podem indiciar que «estamos a bater no fundo desta crise». «O facto de o Banco de Portugal vir com uma previsão que é igual à sua última indicia que o movimento em que cada previsão é pior que a anterior parece que parou. Quer dizer que, porventura, nós estamos a bater no fundo desta crise e que não é de esperar que as coisas se agravem ainda mais», afirmou Teixeira dos Santos.

Para o ministro da Economia e das Finanças a previsão do Banco de Portugal para a contracção do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 (-3,5 por cento) e 2010 (-0,6 por cento) indica já «alguma recuperação mas não é ainda suficiente para eliminar o campo negativo» em que se encontra a economia portuguesa.

PUB

Teixeira dos Santos considerou ainda que este «é um quadro preocupante» mas afirmou, partilhando da opinião do Banco de Portugal, que a taxa de inflação negativa prevista para 2009 (-0,5 por cento) «não reflecte uma situação de deflação».

«É uma situação que tem a ver com o ajustamento significativo dos preços, que subiram muito o ano passado. Este ano estão a ajustar e a corrigir, a corrigir em baixa. Não vejo grandes razoes para estarmos preocupados», afirmou o ministro.

PUB

Relacionados

Últimas