Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco «descontraído» ainda tem esperança de regressar esta noite

Relacionados

«Estamos a observar aquilo que acontece nos aeroportos dos países vizinhos», disse

O Presidente da República disse esta sexta-feira ter ainda alguma esperança em regressar esta noite a Lisboa, mas reconheceu que neste momento existem apenas hipóteses que estão a ser analisadas, depois do encerramento do espaço aéreo da República Checa esta manhã.

Vulcão: efeitos da cinza podem prolongar-se por seis meses

PUB

«Neste momento nós estamos em contacto com as autoridades checas e em contacto com a Força Aérea portuguesa e estamos a observar aquilo que acontece nos aeroportos dos países vizinhos, em particular Viena, Munique e Frankfurt», afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, que devia regressar ao final da tarde a Lisboa.

Admitindo que tem ainda «alguma esperança» em sair esta noite, Cavaco Silva reconheceu, contudo, que «neste momento existem apenas hipóteses que estão a ser analisadas, que estão a ser acompanhadas e não existe qualquer decisão neste momento».

«Há pouco recebemos a informação que Munique tinha aberto, o que pode dar alguma esperança, mas não vos posso confirmar de que também Praga possa abrir», adiantou, em declarações aos jornalistas num hotel de Praga.

Questionado como está a lidar com o imprevisto, Cavaco Silva disse estar a «lidar bem», porque confia nas pessoas que o acompanham e que estão a tratar do assunto.

«Com certeza que sairemos daqui cuidando bem da vossa segurança e dos empresários que nos acompanham», assegurou, dizendo em tom descontraído que espera que não se confirme a notícia que leu «algures num telex» que «coisas destas podem durar uma semana».

«São coisas inesperadas que acontecem, mas os senhores apenas mandam um telegrama para as vossas redacções a dizer assim: por agora e por razões de segurança, nós permanecemos em Praga, lamentamos profundamente o acréscimo de despesa que possamos proporcionar, mas entendemos que a segurança dos representantes dos meios de comunicação social, tal como do senhor Presidente da República, podem acrescentar, está acima de tudo», acrescentou, provocando risos entre a comitiva de 23 jornalistas que acompanham a visita de Estado de Cavaco Silva à República Checa.

«Temos de encarar isto com alguma descontracção», adiantou ainda.

PUB

Relacionados

Últimas