Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vulcão: efeitos da cinza podem prolongar-se por seis meses

Relacionados

É o que dizem especialistas em vulcanologia. Por toda a Europa, continua o caos nos aeroportos, com milhares de voos cancelados

Se o vulcão Eyjafjallajokull se mantiver assim tão activo, o efeito das cinzas nos céus da Europa podem manter-se por mais de seis meses. É a previsão que especialistas em vulcanologia ouvidos pela agência Reuters fazem.

Se isso acontecer, já se prevêem prejuízos em larga escala para as companhias aéreas de todo o mundo. O caos no tráfego aéreo europeu é já considerado o pior, desde o 11 de Setembro, com vários países a encerrarem por completo o seu espaço aéreo. Há, por isso, muitos aeroportos fechados, mas há também muitos outros que enfrentam longas filas de passageiros que ficaram em terra, porque os seus voos foram cancelados.

PUB

E o encerramento de alguns dos principais aeroportos europeus surte efeito também em aeroportos dos Estados Unidos, da Ásia e da América Latina, já que os voos, não podendo aterrar na Europa, não chegam a sair dos países de origem.

17 mil voos cancelados na Europa

Cerca de 17 mil voos foram cancelados na Europa. De acordo com a autoridade aérea europeia, dos 28 mil voos previstos, apenas se devem realizar 11 mil. Para já, a previsão é que os encerramentos dos espaços aéreos durem pelo menos até sábado.

A Eurocontrol prevê que a nuvem de cinza e vapor expelida pelo vulcão continue a afectar o tráfego aéreo europeu durante vários dias, mas «depende de como a nuvem evolua».

O Reino Unido já anunciou que manterá o seu espaço aéreo encerrado pelo menos até à meia-noite, como medida de precaução. Na Alemanha, o aeroporto de Frankfurt, um dos maiores da Europa, está fechado. Todos os voos foram também cancelados nos aeroportos de Tegel, Schönefeld, Berlim, Hamburgo, Düsseldorf, Hannover, Bremen, Munique, Colónia e Leipzig.

PUB

Relacionados

Últimas