Já fez LIKE no TVI Notícias?

Islândia: português garante que só a paisagem mudou

Relacionados

Imigrante diz que vida no país decorre com normalidade. Autoridades prevêem que possa existir uma terceira erupção vulcânica ainda este ano

A paisagem mudou no sul da Islândia, algumas quintas tiveram de ser evacuadas, mas a vida decorre normalmente no país que tem a maior quantidade de vulcões activos do mundo, relatou o português Ivo Martins.

«Estive dois dias antes da enxurrada com clientes na margem do rio. Agora revi as fotografias, que já estão desactualizadas, porque a paisagem mudou no sul da Islândia», disse o português à Agência Lusa.

PUB

A morar na Islândia há cerca de três anos, o guia turístico Ivo Martins disse que os únicos islandeses afitados pelo vulcão que entrou em erupção na quarta-feira são os proprietários das quintas atingidas pelas enxurradas.

Islandeses habituados aos vulcões

«Os vulcões estão por baixo do glaciar e criam bolsas de água que depois, quando rebentam, criam enxurradas que levam tudo à frente. O que aconteceu nestes últimos dois dias já tinha acontecido anteriormente. São situações para as quais os islandeses já estão preparados», afirmou.

«A Islândia é um país vulcânico. Concentra a maior quantidade de vulcões activos num território. Obviamente que os islandeses estão muito habituados a conviver com os vulcões», acrescentou o português.

À semelhança do que tem acontecido em inúmeros países europeus nos últimos dias, também esta sexta-feira os voos da companhia aérea islandesa Iceland Air foram cancelados, segundo indicou Ivo Martins.

O português disse ainda que as autoridades islandesas prevêem que «possa ainda este ano existir uma terceira erupção de um outro vulcão que fica no glaciar ao lado».

PUB

Relacionados

Últimas