Já fez LIKE no TVI Notícias?

PJ apanhou gangue de assaltantes

São responsáveis por 14 roubos a bancos e bombas de gasolina

A PJ do Porto deteve esta quarta-feira quatro indivíduos que faziam parte de um gangue que se dedicava a assaltar bancos na zona do Grande Porto. Segundo a Judiciária, desde Abril, os indivíduos assaltaram sete dependências bancárias, sobretudo do Banif. Um dos elementos dedicava-se ainda a assaltar bombas de gasolina sendo responsável por, pelo menos, sete roubos à mão armada na mesma zona.

Os quatro homens foram detidos no Centro Comercial Norte Shopping, em Matosinhos e numa residência, poucas horas depois do assalto ao Banif da Lixa. A PJ conseguiu recuperar mais de oito mil euros, quase todo o dinheiro roubado nesse assalto.

PUB

O grupo constituído por um trolha, um motorista, um vigilante e um decorador de interiores, com idades compreendidas entre os 20 e os 44 anos, todos de nacionalidade portuguesa, usava disfarces para cometer os crimes, incluindo perucas. Munidos de armas, verdadeiras e falsas, ameaçavam os funcionários para que lhes dessem o dinheiro, mas nunca terão chegado a disparar.

No momento da detenção, um dos indivíduos ainda tentou disparar contra um dos inspectores, mas foi de imediato neutralizado. A PJ apreendeu várias armas de fogo e diverso material de disfarce.O grupo já andava debaixo da mira da PJ há algum tempo.

Segundo a PJ, esta detenção enquadra-se numa investigação destinada ao esclarecimento de crimes de roubo em bancos e postos de abastecimento de combustíveis. Desde Janeiro já ocorreram 25 assaltos deste tipo na área do Grande Porto e a PJ garante que 16 foram resolvidos. 12 pessoas estão em prisão preventiva e duas em prisão domiciliária devido a este tipo de crime.

Nos últimos meses foram ainda desmantelados mais dois gangues e, segundo a PJ, este era «o último dos grupos de crime organizado mais violento a actuar na área da PJ/Porto».

Em relação aos casos não resolvidos, a PJ diz que se tratam de assaltantes solitários, o que torna mais difícil as investigações.

PUB

Últimas