O estudo «Marcas de Confiança 2007» realizado pela Selecção do Reader¿s Digest abrangeu 37 categorias de produtos, sendo 20 globais e 17 locais, analisadas apenas Portugal.
Os telemóveis Nokia são com grande margem de vantagem os favoritos dos portugueses, reunindo 72% da preferência, seguido da Siemens (10%) e da Motorola (6%).
PUB
Embora tenha descido ligeiramente face a 2006 (de 52% para 47%), A TMN continua a merecer a confiança, com a Vodafone a aproximar-se, tendo crescido de 32% para 39%.
A RTP com 42 % mantém a liderança que conquistou há dois anos à SIC. Nos automóveis a Mercedes-Benz lidera com 17% da preferência dos consumidores, seguida da Toyota (14%) e da Renault (10%).
Finanças e dinheiro
Na categoria da Banca, os portugueses depositam maior confiança na Caixa Geral de Depósitos (33%), com o BPI (23%) a ocupar o segundo lugar, seguido do Millenium BCP (19%).
O cartão Visa recolhe a preferência europeia, sendo o cartão mais nomeado em 14 dos 15 países onde foi realizado o estudo. Apenas na Hungria o MasterCard é preferido.
Nas Companhias de Seguro, a Fidelidade lidera as preferências com 15,2 %, seguida de perto pela Axa (15%), que registou uma subida enorme na preferência dos portugueses.
Marcas Portuguesas
Nas cervejas a Sagres (46%) ultrapassa a Super Bock (44%), devido aos lançamentos da Sagres Bohemia e Sagres Chopp.
PUB
O Continente merece o lugar de destaque na categoria Hiper/Supermercado com 29%, seguido do Jumbo (18%) e do Modelo (17%).
Marcas portuguesas de confiança são também a Agência Abreu que lidera na categoria de Agências de Viagens, com 62%, o Sapo (36%) em empresas de Serviço Internet e os CTT (Correios, Encomendas e Expresso) com 90%.
Alimentação e higiene
A marca Periquita lidera na categoria Vinhos de Mesa, merecendo a preferência de 17% dos portugueses. Seguem-se o Borba (9%), Monte Velho (9%) e o Esporão (7%).
Os Cereais de Pequeno-Almoço são liderados pela Nestlé (40%) e as Farinhas Lácteas e Chocolates a Cérelac (46%) e a Nestlé (60%) merecem destaque.
Nos Cuidados para a Pele a Nívea gera consenso (37%), sendo que a Pantene lidera nos Cuidados com o Cabelo (29%), deixando para trás a Elvive (9%).
O estudo engloba 4,5 milhões de lares europeus, num total de quinze países envolvidos.
PUB