Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maiores bancos privados lucram mais de 4 milhões por dia

Relacionados

BCP apresenta o pior resultado do sector, enquanto o BES lidera «ranking»

Com ou sem crise financeira, a verdade é que só o BCP e o BPI parecem ter sido penalizados com a depressão que se vive no sector. Os bancos de Santos Ferreira e de Fernando Ulrich, respectivamente, foram os únicos dos quatro maiores bancos privados-a que se junta o Banco Espírito Santo e o Santander Totta-a registarem perdas nos três primeiros meses do ano.

Feitas as contas, as quatro instituições financeiras lucraram um total de 376,2 milhões de euros no primeiro trimestre, o que representa lucros de 4,18 milhões por dia.

PUB

A maior queda pertence ao maior banco privado português, cujos resultados caíram 92%, para os 14,7 milhões de euros, ou seja, o pior resultado do sector. O BCP continua assim a ser afectado pela crise que atingiu a instituição financeira durante quase um ano e que terminou com a nomeação de Santos Ferreira para a presidência, no início deste ano.

A imparidade do BPI, da qual resultaram perdas de 131 milhões de euros, foi uma das explicações dadas pelo BCP para a obtenção destes resultados.

BFA «puxa» resultados do BPI

No segundo lugar do «ranking» de piores resultados surge o BPI, com os mesmos a caírem 22% para os 75,3 milhões de euros. Um cenário que acabou por superar as estimativas dos analistas que apontavam para quebras na ordem dos 25%. Em parte, devido à «performance» do Banco Fomento Angola.

Já o resultado operacional do banco de Ulrich desceu 4,1%. Os recursos de clientes no balanço aumentaram 19%, «o que reflecte, sobretudo, o crescimento de 27,8% dos depósitos na actividade doméstica e o aumento da carteira de recursos de clientes do BFA, em Angola, em 32%».

PUB

BES conquista mais clientes

Com o melhor resultado do trimestre surge o BES com os lucros a subirem 4,4% para os 145,9 milhões de euros.

Também o banco de Ricardo Salgado foi beneficiado pela área internacional, em que o crédito cresceu 28,7% e os recursos de clientes aumentaram 20,9%.

A captação de novos clientes contribuiu igualmente para os resultados da instituição financeira. O grupo captou mais 47 mil novos clientes particulares e 150 novas empresas, desde o início de 2008.

Santander com melhor subida

O Santander Totta surge como a «estrela» deste primeiro trimestre. O banco de Nuno Amado apresentou uma subida dos resultados de 7,5% para os 140,3 milhões de euros, quase igualando os valores do BES.

Uma rigorosa gestão de riscos e um controlo eficaz de custos foram apontadas, pela instituição financeira, como as fórmulas de sucesso.

«Num trimestre condicionado pela crise financeira internacional e em fase de correcção dos mercados financeiros, o Santander Totta destacou-se pela qualidade dos seus activos e solidez do seu balanço», sublinhou Nuno Amado, na altura.

O que é certo é que este lucro de 4,18 milhões por dia deverá ainda sofrer um aumento com a divulgação dos resultados da Caixa Geral de Depósitos, estando desta forma completa a dos cinco maiores bancos portugueses.

PUB

Relacionados

Últimas