Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sonaecom diz que AdC retomou investigações contra PT

Relacionados

A Sonaecom que a Autoridade da Concorrência (AdC) retomou as investigações numa queixa apresentada pela empresa contra a Portugal Telecom por abuso de posição dominante no mercado de banda larga.

«A Autoridade da Concorrência contactou primeiro a administração (da Sonaecom) e neste momento os advogados já estão em ligação, com os serviços para reactivar o tratamento do material probatório, que é muito», indicou à «Lusa» fonte da comissão executiva da empresa do grupo Sonae.

A respeito da multa de 38 milhões de euros aplicada quinta-feira pela AdC à PT, motivada por queixas da Tv Tel e Cabovisão, a fonte recordou que a queixa apresentada pela Sonaecom, em 2005, «tem uma amplitude muito maior, que abrange abuso de posição dominante em todos os mercados da banda larga».

PUB

Considerando que a multa anunciada na quinta-feira é um «sinal significativo» para o mercado da atenção e vigilância da AdC, a fonte recordou que o montante de 38 milhões de euros, que a PT considera despropositado, «tem pouco significado» quando comparado com coimas aplicadas, em casos semelhantes, a empresas em França, Espanha e Alemanha.

Ainda sobre a multa aplicada à PT, o responsável da comissão executiva da Sonaecom afirmou tratar-se de um ¿alerta¿ da Concorrência, em vésperas da cisão («spin-off») da PT Multimédia (PTM).

«É um alerta geral ao Governo, às outras entidades reguladoras e ao mercado de que não é qualquer separação (entre PT e PTM) que serve», afirmou a fonte.

A acusação da PT é também «um sinal de que a AdC está a retomar os dossier importantes passada a época da OPA», disse a fonte, acrescentando esperar para breve novidades da queixa apresentada pela Sonaecom.

As acções da Sonaecom fecharam esta sexta-feira a cair 0,43% para os 4,65 euros e PT desvalorizou 0,49% para os 10,13 euros.

PUB

Relacionados

Últimas