Já fez LIKE no TVI Notícias?

De que se queixam os portugueses quando levantam dinheiro?

Relacionados

Insatisfação é baixa, mas há casos de cobrança de taxas por levantamento de dinheiro ao balcão e a não disponibilização dos tipos de notas pretendidas

Os portugueses estão satisfeitos com as condições que lhes são dadas no acto de levantar dinheiro, seja numa caixa automática (ATM) ou no banco. No entanto, e segundo o «Boletim Notas e Moedas de Abril 2009», divulgado esta quinta-feira pelo Banco de Portugal, existem algumas situações geradoras de insatisfação, ainda que inferiores a 20 por cento.

O inquérito, que analisa o relacionamento dos clientes com os seus bancos, dá conta de algumas queixas. A maioria delas prende-se com a cobrança de taxas por levantamento de dinheiro ao balcão e a não disponibilização imediata dos montantes ou dos tipos de notas pretendidas.

PUB

Maioria não confere se notas são autênticas

Notas de 50 euros são alvo preferido das falsificações

A um nível ainda mais baixo de respostas positivas, há quem assuma que sentiu diferenças de valor em operações de levantamento de dinheiro.

Além disso, os portugueses preferem o ATM ao balcão para este tipo de operação. A mesma análise refere que 7% levantam dinheiro numa caixa todos os dias, 27% mais do que uma vez por semana e 25% uma vez por semana.

No caso dos balcões, 18% dizem que o fazem uma vez por mês, apenas 0,8% o faz uma vez por semana e 73% não o fazem nunca.

No caso das ATM, 75% dos inquiridos dizem-se satisfeitos com as notas disponibilizadas. No entanto, um quinto da amostra, caracterizada na sua maioria por jovens entre os 15 e os 24 anos, queixam-se de falta de notas de baixo valor disponíveis.

PUB

«Apesar da larga adesão ao levantamento de dinheiro através do Multibanco, cerca de metade dos inquiridos evidencia preocupações de segurança em termos de localização do ATM, para efectuar operações com numerário», refere o mesmo boletim.

Dinheiro vivo para compras de baixo valor

Os clientes que recorrem ao balcão para levantarem dinheiro apresentam um grau de satisfação acima dos 90%. Cerca de 77% dos levantamentos ao balcão é feito para quantias acima de 50 euros.

Os portugueses utilizam dinheiro vivo para compras de baixo valor, com 100% dos inquiridos a optarem por esta modalidade de pagamento para compras abaixo de 10 euros.

Além disso, 20% dos inquiridos recorrem às notas e moedas para todas as suas compras e pagamentos.

O estudo realizou-se em Março deste ano, pela TNS Euroteste, e contemplou 1.002 pessoas através de entrevistas telefónicas.

PUB

Relacionados

Últimas