Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia mundial está em risco de abrandamento acentuado

Relacionados

Banco critica duramente o sector financeiro e os governos pela falta de prudência na crise

A economia mundial está em risco de abrandamento acentuado, considerou esta segunda-feira o Banco de Pagamentos Internacionais (BIS-Bank for International Settlements) que critica duramente o sector financeiro e os governos pela falta de prudência na crise do «subprime».

«As turbulências actuais nas principais praças financeiras não têm precedentes no período do pós-guerra», considera o BIS no seu relatório anual 2007/2008.

PUB

O risco de recessão nos Estados Unidos e a aceleração dos preços «fazem nascer o receio de que a economia mundial se encontre talvez numa viragem crítica», sublinha o banco central dos bancos centrais, cuja sede é em Basileia, Suíça.

«Se um certo enfraquecimento do crescimento mundial é esperado (...), existe uma incerteza excepcional quanto ao seu grau de gravidade», adverte o banco.

A crise dos créditos hipotecários de risco nos Estados Unidos no Verão passado é uma das principais causas de preocupação do banco.

«Não se pode negar que certas mutações financeiras», nomeadamente a titularização de créditos de risco, «tiveram deploráveis efeitos secundários», segundo o relatório, que lamenta que «empréstimos de qualidade cada vez mais medíocres foram concedidos e depois cedidos a investidores crédulos ou cúpidos».

O BIS critica nomeadamente a opacidade que caracterizou esta actividade, assim como as lacunas nos procedimentos de supervisão dos bancos.

PUB

Relacionados

Últimas