Já fez LIKE no TVI Notícias?

Parlamento discute comissão de inquérito a actuação de BdP

Relacionados

PSD quer enquadramento completo

O Parlamento debate dia 3 de Dezembro a criação de uma comissão de inquérito para avaliar a actuação do Banco de Portugal na supervisão do Banco Português de Negócios (BPN), decidiu esta terça-feira a conferência de líderes.

Em declarações aos jornalistas, o deputado democrata-cristão Pedro Mota Soares congratulou-se com o «consenso alargado» em torno da proposta do CDS-PP, remetendo para a próxima semana a lista de personalidades a ouvir, cita a agência «Lusa».

PUB

Já o deputado social-democrata Hugo Velosa afirmou esperar que a comissão de inquérito «vá mais longe» do que foi no caso do BCP e que «as pessoas (a ouvir) não se escondam no segredo».

Hugo Velosa disse que o PSD «não tem medo de ouvir ninguém» e defendeu que deverão ser ouvidas todas as personalidades cuja audição foi rejeitada na semana passada pelo PS entre os quais o ex-ministro Dias Loureiro e os ex-presidente do BPN Miguel Cadilhe.

O deputado disse ainda que o PSD «quer um enquadramento completo do que se passou que levou à nacionalização do BPN».

O objectivo da comissão de inquérito, refere o texto da proposta do CDS-PP é «aferir da existência de falta grave» do Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, no desempenho dos seus deveres estatutários, enquanto presidente da entidade supervisora.

A comissão visa ainda determinar «a forma como o Banco de Portugal cumpriu plenamente» os deveres legais de supervisão ao BPN entre 2001 e 2008.

PUB

Relacionados

Últimas