Já fez LIKE no TVI Notícias?

BPN: Procurador-Geral da República vai falar no Parlamento

Relacionados

Audição pedida com carácter de urgência

A comissão de Orçamento e Finanças aprovou esta segunda-feira a audição, marcada para dia 2 de Dezembro, do Procurador-Geral da República sobre o curso das investigações judiciais à gestão do Banco Português de Negócios (BPN), pedida pelo PS.

Segundo a agência «Lusa», e face ao carácter de urgência do pedido de audição, que teve o apoio de todos os grupos parlamentares, o presidente da comissão, deputado do PSD Jorge Neto, contactou Pinto Monteiro e a audição foi já marcada para dia 02, às 21h.

PUB

«É da máxima importância saber quais são os processos em curso, quando tiveram início, qual foi a entidade que deu à PGR os elementos para abrir os processos, qual foi o percurso de cada um desses dossiers, quais são os meios envolvidos e que perspectivas para que haja algum desfecho», justificou o deputado do PS Afonso Candal.

O deputado disse que a «preocupação primeira do PS» é «dar prioridade absoluta ao apuramento das responsabilidades civis e criminais e políticas» e apurar quem foram os responsáveis «pela situação a que chegou o banco».

Na discussão da proposta, PSD, PCP e BE fizeram questão de notar «o zigue-zague» e o «flip-flop» do PS face à necessidade de a Assembleia da República ouvir as entidades e personalidades necessárias ao esclarecimento do caso BPN e duvidou que Pinto Monteiro possa adiantar alguma coisa mais face àquilo que já referiu publicamente sobre a existência de processos judiciais em curso.

Na semana passada, a maioria PS rejeitou pedidos de audição do BE e do PCP para ouvir no Parlamento os ex-presidentes do BPN Oliveira e Costa e Miguel Cadilhe e Dias Loureiro, que integrou a administração da SLN, detentora do BPN.

«Eu até faria uma sugestão, embora com ironia, que era fazer uma comissão de inquérito para saber porque é que o PS, que não estava disponível para nada, agora está disponível para tudo. O PS quis esconder alguma coisa», acusou o deputado social-democrata Hugo Velosa.

PUB

Relacionados

Últimas