O acordo com um estudo que a empresa Interbrand fez para a agência «Lusa» avalia a marca enquanto «activo mais permanente» dos clubes de futebol e considera que a insígnia Benfica vale mais um terço do que a segunda marca mais valiosa: o FC Porto.
A Interbrand, que avalia financeiramente marcas desde 1989 e que divulga anualmente o ranking internacional das Melhores Marcas Globais, considera que o FC Porto é a segunda marca mais importante do futebol nacional, valendo 73 milhões de euros.
PUB
Por fim, surge o Sporting, terceiro mais valioso, que se fica pelos 66 milhões de euros.
O estudo, cuja divulgação foi previamente solicitada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi conduzido com base nas demonstrações financeiras recentemente publicadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional relativas à época 2005/2006.
O método baseou-se naquilo que a Interbrand chama «Economic Use» e implica «destacar dos lucros projectados para o negócio qual a parcela gerada pelo papel da marca e descontar esta projecção por uma determinada taxa de risco: a força da marca. O valor obtido será o valor da marca», refere a empresa na análise realizada.
Segundo defende a Interbrand, «a marca é um tangível que nos casos dos clubes de futebol é o seu activo mais permanente».
«A época desportiva desvanece-se em ciclos de vitórias ou derrotas, os jogadores transferem-se ou emprestam-se, os patrimónios do clube alienam-se, os patrocínios mudam mas o que permanece na alma e na mente dos seus apoiantes é, sem sombra de dúvida, a marca do clube», explica.
Recorde-se que o valor das marcas dos três principais clubes de futebol em Portugal e nomeadamente do Benfica ganhou, recentemente, maior importância na sequência da oferta pública de aquisição (OPA) que a Metalgest, do empresário Joe Berardo, lançou sobre 60% do capital da Benfica SAD.
PUB