Já fez LIKE no TVI Notícias?

CTT convoca 81 dirigentes sindicais a voltarem ao trabalho

Relacionados

Trabalhadores tinham até agora isenção total de horário

Os CTT comunicaram esta quarta-feira a cinco sindicatos representados na empresa que, a partir de 1 de Dezembro, 81 dos seus dirigentes sindicais terão de voltar a apresentar-se nos seus postos de trabalho.

Este número faz parte de um total de 103 dirigentes sindicais que, em média por mês, usufruem de isenção total de horário de trabalho nos Correios e deriva da aplicação do Código do Trabalho na empresa.

PUB

«Só no ano passado, o total de horas não trabalhadas por estes dirigentes sindicais nos CTT somou 28 mil dias. Trata-se de dias pagos pela empresa através dos seus ordenados. Um número superior aos 26 mil dias pagos pelos CTT para funções de natureza social de todos os seus 12.500 trabalhadores, incluindo licenças por luto, licenças de maternidade e paternidade, licenças para trabalhadores-estudantes e licenças de casamento, somadas», diz a empresa.

Com o retorno destes dirigentes sindicais aos seus postos de trabalho, os CTT esperam reforçar as suas equipas, num período de aumento do tráfego postal motivado pela quadra natalícia.

«Adicionalmente, e considerando que alguns dirigentes sindicais não desempenham funções operacionais na empresa há dez anos ou mais, os CTT estão totalmente disponíveis para, através dos seus mecanismos internos de apoio, auxiliar estes dirigentes na adaptação aos postos de trabalho e na formação adequada ao bom desempenho das suas funções», acrescentam os Correios.

A empresa sublinha que os direitos da actividade sindical não serão afectados com este retorno.

A medida deriva da caducidade do antigo Acordo de Empresa dos CTT, ocorrida no passado dia 7 de Novembro, e da consequente aplicação do Código do Trabalho.

PUB

Relacionados

Últimas