Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portagens diferenciadas devem avançar em 2009

Relacionados

Há problemas de qualidade do ar em Lisboa e Porto, diz membro do Executivo

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, disse esta quinta-feira, em Leiria, que a introdução de portagens diferenciadas em função do número de ocupantes do veículo «é uma medida que terá de ser para 2009».

Segundo a agência «Lusa», o governante lembrou que «não compete ao Governo tomar medidas sobre gestão de circulação em cidades» mas reconheceu a existência de «problemas sérios de qualidade do ar na Grande Lisboa e no Grande Porto».

PUB

Admitiu mesmo que o plano de acção do Governo nesta matéria, imposto pela legislação comunitária, «elenca uma série de medidas (...) que podem ser eficazes para o efeito».

Nessas iniciativas, «há várias medidas que têm a vantagem de estimular o transporte público em detrimento do transporte privado» ou refrear «o uso irracional do transporte privado», referiu o secretário de Estado do Ambiente.

Por outro lado, «algumas visam onerar o uso do carro quando há alternativas ou em situação de subocupação», acrescentou.

«Um carro privado com quatro passageiros é muito diferente de um carro privado com um passageiro», disse o governante à margem de uma reunião que manteve com autarcas do Concelho de Leiria para analisar o problema das descargas de efluentes das suiniculturas no Vale do Lis.

PUB

Relacionados

Últimas