Já fez LIKE no TVI Notícias?

Toshiba investe um milhão em Rede de Investigação e Aprendizagem

Relacionados

Para criação do programa «e-universidade»

A Toshiba vai investir um milhão de euros na nova Rede de Investigação e Aprendizagem que visa atrair para Portugal um investigador de renome internacional e criar um programa «e-universidade», que conta com mais 200 mil euros do Estado.

«Trata-se de um projecto em que se investe 1,2 milhões de euros nos próximos cinco anos, sendo que 25 por cento deste investimento é feito pelo governo português», disse o director-geral da Toshiba Portugal, João Amaral, citado pela agência «Lusa».

PUB

O responsável da Toshiba Portugal falava no âmbito da assinatura de um memorando de entendimento para a criação da rede com o Governo, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e a Agência Ciência Viva, no dia em que o presidente da japonesa Toshiba, Atsutoshi Nishida, está de visita a Portugal.

Designada «Toshiba Learning Network», a rede de investigação e aprendizagem irá envolver um investimento da Toshiba em Portugal centrado em três grandes iniciativas, nomeadamente a criação de uma cátedra numa universidade portuguesa para atrair um investigador de renome internacional.

«A cátedra estará ligada a diversos centros de investigação e Centros de Ciência Viva. O concurso público para a cátedra vai ser lançado agora» e o investigador deverá iniciar a sua actividade em 2009, adiantou João Amaral.

A Rede de Investigação e Aprendizagem inclui também a instalação de laboratórios de investigação orientados para a criação e difusão de conteúdos digitais, através da doação de equipamento informático especializado, a concretizar no âmbito do Programa UTAustin-Portugal.

PUB

A iniciativa prevê ainda apoio à instalação de laboratórios e ateliers de informática orientados para a difusão de conteúdos digitais em Centros Ciência Viva, através da doação de equipamento informático.

«e-universidade» deve atrair 350 mil

João Amaral anunciou ainda uma proposta comercial, denominada «e-Universidade-Toshiba», dirigida a alunos e professores do ensino superior e que inclui a oferta de um computador portátil Toshiba, com um pacote da Microsoft de programas específicos para o ensino superior.

«A nossa intenção é colaborar ao nível do ensino e fazer uma proposta que abranja o ensino superior que não estava coberto pelo programa e-Escolas», disse o director-geral da Toshiba Portugal, esperando a participação de 350 mil utilizadores.

A Toshiba é uma das empresas que participam no programa e-Escolas, que tem como objectivo a massificação dos computadores portáteis e do acesso à Internet em banda larga móvel entre os estudantes e professores do ensino básico e secundário em Portugal.

PUB

Relacionados

Últimas