Já fez LIKE no TVI Notícias?

Contadores: EDP calcula perdas de 19 milhões no EBITDA

Relacionados

Eléctrica estuda soluções para atenuar o impacto destas medidas

A EDP, fornecedora de electricidade de quase todos os seis milhões de consumidores de electricidade, prevê perdas de 19 milhões de euros no seu EBITDA de 2008 com a nova lei que proíbe a cobrança de aluguer deste equipamento.

A taxa de aluguer era reflectida na tarifa da luz e passa assim agora a ser suportada pelas empresas.

PUB

«De acordo com as alterações agora anunciadas, no próximo processo de fixação de tarifas, e com efeitos retroactivos a partir da data de entrada em vigor da Lei n.º 12/2008 (26 de Maio de 2008), o valor líquido dos activos correspondentes aos contadores (111 milhões de euros) deixará de ser considerado no cálculo dos proveitos permitidos da actividade de distribuição de electricidade», refere a EDP em comunicado enviado à CMVM, no domingo passado.

E acrescenta: «A EDP estima que esta medida tenha um impacto negativo de 1,2% nos proveitos permitidos de 2008 da actividade de distribuição e comercialização regulada de electricidade e de 19 milhões de euros no EBITDA de 2008.

No âmbito da preparação do novo período regulatório 2009 a 2011, a eléctrica diz que continuará a estudar soluções que possibilitem atenuar o impacto das medidas agora anunciadas.

As acções da EDP seguem a subir 0,74% para 4,08 euros.

PUB

Relacionados

Últimas