Já fez LIKE no TVI Notícias?

Investimento deve cair para níveis de 2003 este ano

Relacionados

2008 revisto em baixa face às perspectivas anteriores

O investimento empresarial deverá diminuir 8,6% em termos nominais em 2009, de acordo com as intenções manifestadas pelas empresas num inquérito iniciado entre Outubro e Janeiro, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

«Esta variação é a menor desde 2003, no entanto, uma vez que este valor é apenas a primeira estimativa baseada em intenções de investimento, não é estritamente comparável com os valores anteriores que constituem já versões revistas baseadas em investimentos realizados», sustenta a mesma fonte.

PUB

O mesmo inquérito aponta para que tenha ocorrido um crescimento nominal de 0,7 por cento em 2008, o que representa uma significativa revisão em baixa face às perspectivas reveladas no estudo anterior.

Quebra poderá continuar se sinais negativos forem mais fortes

«Com efeito, os valores apurados no inquérito corrente apontam para que, em 2008, se tenha registado um crescimento nominal da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) empresarial de 0,7%, menos 10,3 pontos percentuais (p.p.) do que o resultado obtido no inquérito anterior», adianta o instituto.

E justifica: «Esta forte revisão em baixa reflectirá uma reavaliação das intenções de investimento à medida que os sinais negativos sobre a conjuntura se foram intensificando, sobretudo, com o agravamento da situação económica internacional no último terço do ano».

O INE sublinha ainda que o ligeiro aumento se deveu apenas às maiores empresas (a partir de 250 trabalhadores) que ainda registam elevados crescimentos do investimento. «As empresas mais pequenas apresentam já fortes diminuições do investimento».

PUB

Relacionados

Últimas