Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp assina cinco acordos com Petróleos da Venezuela

Relacionados

Cooperação tem em vista petróleo, gás natural e energias renováveis

A Galp Energia e a Petróleo de Venezuela assinaram esta terça-feira, em Caracas, cinco acordos de cooperação em projectos energéticos nas áreas de petróleo, gás natural e energias renováveis.

A assinatura agora anunciada surge na sequência do Memorando de Entendimento que as duas empresas avançaram, em Outubro de 2007, em Lisboa.

PUB

A Galp Energia prossegue assim o desenvolvimento de projectos conjuntos no sector energético e o estabelecimento de formas de cooperação, «incluindo a possibilidade de desenvolvimento de actividades de exploração, desenvolvimento, produção e comercialização de petróleo e gás», refere a Galp em comunicado.

Os acordos reforçam a vontade da petrolífera, dirigida por Ferreira de Oliveira, em avançar com a sua política de expansão internacional e identificar e desenvolver as parcerias estabelecidas com a Petróleos de Venezuela e as relações económicas com este país sul-americano.

2 a 4 milhões de barris de petróleo

A Galp Energia acordou igualmente a aquisição de uma quantidade anual entre dois a quatro milhões de barris de petróleo, a preços de mercado, com a possibilidade de renovação por períodos anuais.

«Estes dois acordos prevêem a constituição de duas empresas mistas (uma para cada projecto), em cada uma das

quais a Galp Energia terá uma participação de 15 por cento», informa a empresa também em comunicado.

PUB

Cada um dos projectos inclui o desenvolvimento de um gasoduto de gás a partir dos respectivos campos de produção (Plataforma Deltana e Mariscal Sucre), que tansportarão o gás para duas instalações de liquefacção de gás natural.

Estas instalações estarão localizadas em Guiria (Estado de Sucre), enquadradas no Complexo Industrial de Gran Mariscal de Ayacucho (CIGMA).

As acções da Galp fecharam a perder 0,78% para 16,49 euros.

PUB

Relacionados

Últimas