Já fez LIKE no TVI Notícias?

REN: Espanha dá mais apoios a investimento que regulador português

Relacionados

Transporte de electricidade é «um desafio para a sustentabilidade do país», defende

O presidente executivo da Redes Energéticas Nacionais (REN), José Penedos, mostra-se contrariado com os incentivos dados em Portugal aos investimentos nas redes de transporte de energia, nomeadamente face a Espanha e garante que quem vai pagar isto são os consumidores.

«O regulador espanhol, que é o Estado, está mais favorável aos investimentos da REE (Redes Energéticas de Espanha) do que o regulador português (ERSE) está com a REN. Quem vai pagar isto são os consumidores», afirmou José Penedos, numa conferência parlamentar sobre «energia e sustentabilidade, um novo desígnio».

PUB

Isto porque, para o responsável máximo da empresa gestora das redes de energia em Portugal, as «infra-estruturas têm que ser planeadas a longo prazo». «A rede de transporte tem que reagir à estratégia nacional de energia e esta é exigente», acrescentou.

Para José Penedos, o transporte de electricidade é mesmo «um desafio para a sustentabilidade do país». «Quando houver mercado para fazer rede no Sudoeste (europeu) é que os consumidores portugueses podem fazer o que quiserem. Com flexibilidade e transparência na minha rede, a electricidade pode transitar com facilidade de França», rematou.

PUB

Relacionados

Últimas