Falando na conferência anual de apresentação de resultados, Helmut Panke destacou que a BMW atingiu em 2005 lucros muito próximos do recorde de 2004 (2242 milhões de euros) apesar da conjuntura muito desfavorável que afectou a indústria automóvel e de obstáculos como os efeitos cambiais e o alto preço das matérias-primas.
Para 2006, Panke apontou como objectivo do grupo um resultado antes de impostos de 4 mil milhões de euros, resultados operacionais recorde e as maiores vendas de sempre.
PUB
O responsável indicou que nos dois primeiros meses do ano as vendas da companhia cresceram 14% e assinalou que a BMW liderou em 2005 o segmento Premium, com vendas de quase 1,13 milhões de veículos (mais 10,1%).
Este resultado permitiu à BMW aumentar a distancia em relação aos mais directos competidores do segmento Premium, tanto em número absoluto, como em percentagem.
Também indicou que as vendas de motas BMW cresceram 5,6% no ano passado, para 97 500 unidades.
O presidente da BMW anunciou que o grupo, que detém as marcas BMW, Mini e Rolls Royce, pretende manter e reforçar a liderança do segmento Premium nos próximos anos.
Em 2005 o volume de negócios do grupo BMW cresceu 5,2%, para 46,6 mil milhões de euros.
As vendas do Mini deverão baixar em 2006 devido à reconversão da fábrica de Oxford (Reino Unido) para aumentar a capacidade de produção e responder à procura crescente, que obriga a paragens de produção na unidade industrial, que funciona sete dias por semana.
PUB
Helmut Panke destacou que, enquanto muitas companhias efectuaram reestruturações com cortes de pessoal, nos últimos cinco anos o grupo criou 12 mil postos de trabalho, 11 mil dos quais na Alemanha, empregando 105 798 pessoas no fim de 2005.
O responsável assinalou também que, desde que em 2001 a companhia começou a sua iniciativa de mercado e produto, passou de uma marca Premium (BMW) e seis séries de modelos diferentes para três marcas Premium (BMW, Mini e Rolls Royce) e 10 séries de modelos.
Para este ano, disse, está previsto o lançamento de actualizações de modelos existentes e a introdução de novos modelos no mercado.
No desenvolvimento de novos modelos e na extensão da sua capacidade de produção, a BMW espera investir 19 milhões de euros entre 2005 e 2009, revelou o presidente do grupo.
Salientou igualmente que com a criação da subsidiária em Portugal, a BMW tem agora representação directa em todos os países da Europa Ocidental.
Com a implantação das subsidiárias, disse, as vendas em Portugal cresceram mais de 50% em 2005.
PUB