Já fez LIKE no TVI Notícias?

CGD e Totta investem 83,8 milhões em parceria no mercado angolano

Relacionados

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco Santander Totta assinaram um acordo para investir no mercado angolano, cuja eficácia fica dependente da aprovação das autoridades da República de Angola e de Portugal, anuncia a CGD em comunicado.

Para efectuar a parceria ambos os bancos constituirão uma sociedade holding de direito português, detida inicialmente em partes iguais por cada um dos Bancos. A CGD deterá ainda, um ano após a concretização do acordo, uma opção de compra sobre 1% do capital da holding de que ficará maioritária.

A sociedade holding deterá a maioria do capital social do Banco Totta de Angola, sendo objectivo das partes destinar o restante capital do Banco a investidores angolanos de referência.

PUB

A constituição da sociedade holding tem em vista dotar o Banco Totta de Angola de meios financeiros adicionais entre 80 a 100 milhões de dólares (cerca de 83,8 milhões de euros), para execução de um plano de negócio aprovado pelas partes.

O Banco atingiu em 2005, 197 milhões de dólares em recursos, valor 30% superior ao ano anterior, tendo a carteira de crédito atingido 51 milhões de dólares, o que representa um crescimento de 89% em relação a 2004. Tem mantido de forma sustentada uma excelente rentabilidade dos capitais próprios (acima dos 30% nos últimos 3 anos) e um rácio de eficiência abaixo dos 30%.

O Banco Totta de Angola tem acompanhado o desenvolvimento do sistema financeiro local, nomeadamente através do envolvimento com o mercado de empresas, onde se tem destinguido pela sua capacidade de relacionamento com os sectores fundamentais da economia angolana.

Nos últimos anos, o Banco Totta de Angola tem vindo gradualmente a acompanhar o desenvolvimento do mercado de particulares, tendo iniciado esta abordagem através de um forte relacionamento com os colaboradores das empresas que são clientes do banco, possibilitando o acesso ao crédito à habitação e ao consumo.

Este acordo celebrado entre o Santander Totta e a CGD, cuja validade depende das autorizações necessárias das entidades oficiais angolanas e portuguesas, «visa dar resposta ao aumento da procura de serviços bancários no mercado angolano e às excelentes perspectivas do País em geral, realçando a confiança da CGD e do Santander Totta no mercado angolano», refere o mesmo comunicado.

PUB

Relacionados

Últimas