Já fez LIKE no TVI Notícias?

Combustíveis: descida de preço por baixa de IVA será «sol de pouca dura»

Relacionados

Gasolineiras pouco confiantes nas petrolíferas

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) acredita que as petrolíferas, que terão de descer os preços do gasóleo e gasolina em quase um cêntimo e meio no início de Julho, quando entrar em vigor a descida de um ponto percentual no IVA (de 21 para 20%), vão voltar a aumentá-los logo a seguir. Em declarações à Agência Financeira, o presidente da associação, Augusto Cymbron, mostrou-se descrente nas petrolíferas.

«No início de Julho, com a descida do IVA, os preços vão ter de descer quase 1,5 cêntimos. Mas não acredito que as companhias mantenham essa descida. Logo a seguir voltam a aumentar os preços para compensar», disse.

PUB

Isto porque, para o responsável, «os preços não têm a ver com a cotação dos produtos», mas antes com «especulação». «É incrível como toda a gente, do Governo à Autoridade da Concorrência, entra naquela lógica de que o crude que está a entrar na refinaria de Sines é o que está a ser comprado a 140 dólares.

O petróleo usado na refinação hoje não foi comprado ontem, as compras são feitas com antecedência», reitera. Nesta lógica, diz, «os preços deviam baixar porque o petróleo está ao nível do início de Abril, e os combustíveis nessa altura estavam mais baratos».

A ANAREC lembra que «a venda de combustíveis já caiu 15% este ano e a receita do Estado com Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) mostra essa queda».

PUB

Relacionados

Últimas