Já fez LIKE no TVI Notícias?

Consumo de electricidade cai pela 1ª vez em três anos e meio

Relacionados

O consumo de electricidade em Portugal desceu 1% em Abril face a igual mês do ano passado.

O consumo desceu para 3632 gigawatts/hora, pela primeira vez em 3,5 anos, de acordo com a estatística mensal da Rede Eléctrica Nacional (REN).

Apesar do número absoluto ser negativo, o número corrigido em termos de temperatura e de dias úteis, e que portanto reflecte com maior fiabilidade o comportamento dos consumidores, aponta para uma subida de 1,6% do consumo, mesmo assim muito inferior face ao crescimento de 5,1% registados em Abril do ano passado.

PUB

O período da Páscoa, com a redução dos dias úteis no consumo industrial e empresarial, que é o mais significativo, e a subida das temperaturas, deverão estar na base desta quebra registada no consumo.

Fonte da REN admitiu que o valor possa ainda vir a ser corrigido, uma vez que existe produção em regime especial que não é contabilizada de imediato.

A produção hídrica registou um aumento de 125% para 957 gigawatts (GWh), enquanto a produção térmica baixou 23% para 1715 GWh.

A produção em regime especial (renováveis) aumentou 28% face a igual mês do ano passado para 718 GWh.

O índice de hidraulicidade voltou a descer para 0,97, depois de, em Março, ter finalmente ultrapassado a barreira do 1, mas mesmo assim está bastante acima dos 0,51 registados em Abril de 2005.

O índice de hidraulicidade é um indicador que avalia se determinado período de tempo (mês/ano) foi seco ou chuvoso.

Se for inferior a 1, significa que o mês/ano é seco, se estiver acima de 1, trata-se de um mês/ano chuvoso.

PUB

Segundo os dados da REN, o armazenamento das albufeiras continua a recuperar, ficando em Abril 40% acima do registado em igual mês de 2005, ao passar de 1491 para 2085 GWh.

O saldo importador de Abril desceu 44% para 280 GWh.

As importações de electricidade desceram 24%, para 432 gigawatts, e as exportações subiram 132% para 149 gigawatts.

PUB

Relacionados

Últimas