Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crédito a clientes no BES vai desacelerar no 2º trimestre

Relacionados

(Notícia actualizada com declarações do presidente do banco)

A concessão de crédito no Banco Espírito Santo (BES) vai desacelerar nos próximos meses.

A convicção foi manifestada por Ricardo Salgado, presidente executivo da instituição bancária, que falava na conferência de imprensa para apresentação de resultados do banco referentes ao primeiro trimestre.

PUB

De acordo com o presidente, não só se esperam menos pedidos de empréstimos, como o próprio banco está mais selectivo na concessão de empréstimos, como já era expectável.

Queda vai ajudar a equilibrar balanço

«Já estamos a sentir uma desaceleração (dos pedidos) e vamos sentir mais no segundo trimestre, dadas as medidas que tivemos que adoptar», explicou o presidente do BES, fazendo alusão ao apertar dos critérios de concessão que também têm resultado em aumentos dos spreads, admitiu, embora acrescentando que apesar de se fazer passar para o cliente o aumento dos custos que o banco tem em se financiar, a instituição também tem suportado esse acréscimo.

No primeiro trimestre deste ano, o crédito a clientes do BES cresceu 16,2 por cento, um aumento de 10,2% nos empréstimos concedidos a clientes e 19,9% às empresas. Já o total de recursos de clientes cresceu 12,5%.

Os recursos de balanço cresceram 20,9%.

O saldo final desta desaceleração que se espera, diz, ajuda ao equilíbrio do balanço do banco. «Procuramos equilibrar os recursos de clientes com o crédito concedido».

As acções do BES seguem a perder 0,44% para 12,19 euros.

PUB

Relacionados

Últimas