Já fez LIKE no TVI Notícias?

Custos do Banif crescem 23%

Modernização tecnológica e novas agências contribuem para os gastos

O Banif Grupo Financeiro registou um aumento de 23% nos custos de funcionamento, que compreendem os Gastos Gerais Administrativos e os Custos com Pessoal, para um total de 241,8 milhões de euros, em 2007.

De acordo com o comunicado do grupo, no ano passado foram abertas 35 agências em Portugal e 3 no Brasil. «Os custos incorridos no período em análise com esta expansão da rede de agências em Portugal e no Brasil, bem como os encargos com as campanhas publicitárias desenvolvidas e com a modernização da infra-estrutura tecnológica do Grupo, resultaram no forte crescimento atrás referido dos custos de funcionamento», refere.

PUB

A modernização tecnológica do Grupo, influenciou o aumento dos custos de funcionamento, especialmente na actualização das redes tecnológicas e principais sistemas aplicacionais e operativos e nos projectos em curso. «Destes, destaca-se o Programa Basileia II que se encontra a decorrer de acordo com o plano director elaborado para o Banif Grupo Financeiro, com impactos significativos em todo o Grupo, na vertente tecnológica, na vertente de gestão da mudança e nas próprias áreas de negócio, onde se desenvolveram esforços no sentido de unificar as metodologias avançadas de gestão de risco a todas as entidades do Grupo».

As áreas de negócio da banca comercial no segmento de pequenas e médias empresas e do leasing e crédito ao consumo foram reestruturadas, bem como revistas e actualizadas as respectivas propostas de valor.

Activos sob Gestão aumentam para 2.127 milhões

No que se refere aos recursos fora de balanço é de destacar o crescimento dos Activos sob Gestão, que passaram de 1.794 milhões de euros, em 2006, para 2.127 milhões de euros, em 2007, o que traduz um crescimento de 18,6%, «apesar da forte depreciação dos activos financeiros ocorrida no 2º semestre do ano, decorrente da crise iniciada nos EUA com o segmento subprime dos créditos imobiliários e com o alargamento dos spreads de crédito e queda das cotações nos segmentos accionistas e obrigacionistas verificada nos mercados financeiros».

PUB

Esta evolução dos recursos de clientes beneficiou, em especial, do crescimento do número de pontos de venda do Banif Grupo Financeiro, que passou de 381 para 423 entre 2006 e 2007.

O número de agências bancárias em Portugal passou de 235 para 270. «De salientar, também, o forte crescimento do número de produtos vendidos aos clientes bancários do Grupo, em resultado da campanha desenvolvida ao nível dos bancos comerciais do Grupo em Portugal e da política de expansão e de diversificação das redes de distribuição», refere o grupo.

Os capitais próprios (deduzidos de Interesses Minoritários) elevavam-se a 615,1 milhões de euros no final do exercício de 2007, mais 26,7%.

PUB

Últimas