Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dicas para planear umas férias «de sonho»

Relacionados

Numa altura em que os portugueses já estão de ferias ou a organizá-las, o provedor do cliente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) dá algumas recomendações úteis para que a viagem decorra da melhor forma.

Em primeiro lugar, o responsável, Vera Jardim, aconselha que os clientes se informem de todas as condições contratadas na viagem, leiam tudo com muita atenção e quando houverem «pedidos especiais» que sejam formulados por escrito.

Como exemplo, o provedor ilustra a situação de um casal que viaja com os filhos e solicita que os quartos sejam próximos. Um pedido deve ser formulado por escrito «para evitar eventuais problemas», explica.

PUB

Uma das razões que leva os portugueses a reclamarem é também a classificação dos hotéis, pelo que o provedor esclarece que a classificação no estrangeiro por vezes não coincide com a classificação na hotelaria portuguesa. Vera Jardim vai mais longe e diz mesmo «que é um erro os portugueses compararem».

Isto porque a classificação ao nível das estrelas depende das autoridades locais, e três estrelas no Brasil não oferece as mesmas condições que um hotel de três estrelas em Portugal.

Para além disto, é necessário também ter atenção à relação preço/qualidade. «De uma viagem de oito dias para um país tropical, a 500 euros, com pensão completa e tudo incluído não pode esperar-se umas óptimas condições», ilustra a mesma fonte.

Assim, o provedor recomenda aos clientes que se informem aprofundadamente das condições oferecidas, e recomenda às agências que expliquem aos clientes que estas são viagens «baratas», logo, com condições inferiores.

O provedor alerta ainda para «as decisões de última hora». Uma viagem organizada «em cima do joelho», apesar dos esforços da agência para assegurar o programa solicitado pelo cliente, corre o risco de não corresponder na íntegra aos objectivos. Desta forma, muitas das vezes as agências organizam programas alternativos, que não agradam aos clientes e originam reclamações junto do provedor.

PUB

Relacionados

Últimas