Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia portuguesa piora em Setembro e Outubro

Relacionados

A actividade da economia portuguesa demonstrou uma tendência negativa em Outubro, depois de ter já descido em Setembro, mostrando que a recuperação dos três meses anteriores foi sol de pouca dura.

«Após a recuperação iniciada em Junho de 2003 a que se seguiu um período de estabilização em meados de 2004, o indicador coincidente mensal para a variação homóloga da actividade económica, calculado pelo Banco de Portugal, diminuiu ligeiramente em Setembro e Outubro», revela o Banco de Portugal (BdP) nos Indicadores de Conjuntura de Outubro.

«No terceiro trimestre de 2004, o indicador coincidente do consumo privado do Banco de Portugal reforçou a trajectória ascendente iniciada no terceiro trimestre do ano anterior», refere, acrescentando no entanto que «a informação disponível para o início do quarto trimestre de 2004, apresenta sinais contraditórios relativamente à evolução do consumo privado».

PUB

No mesmo período, o índice de volume de negócios no comércio a retalho, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registou uma variação homóloga nominal de 3,8%, o que compara com crescimentos de 1,8 e 3,4% no primeiro e segundo trimestres, respectivamente. Em termos reais, este indicador apresentou um aumento homólogo de 3%.

A queda da actividade pode estar, por isso, relacionada com uma quebra da confiança. É que «no período de três meses terminado em Outubro, de acordo com o Inquérito de Opinião da Comissão Europeia, a confiança dos consumidores diminuiu ligeiramente face ao terceiro trimestre, reflectindo um aumento das expectativas de desemprego nos próximos 12 meses».

PUB

Relacionados

Últimas