Já fez LIKE no TVI Notícias?

EDP investe 73 milhões em parques eólicos em Espanha

Relacionados

A Neo Energía, participada da EDP e da HC Energía, iniciou esta segunda-feira a operação de quatro parques eólicos em Burgos, que abrangem seis municípios espanhóis.

Os quatro parques, denominados «Eólica La Brújula», totalizam uma potência instalada de 73,5 MW e representaram um investimento de 73 milhões de euros, comunicou a empresa.

Com este parque a Neo Energia, responsável pela gestão do negócio de energias renováveis do grupo EDP, superou os 1.230 MW de potência eólica instalada. A empresa ocupa já «um lugar muito destacado no panorama das energias renováveis na Península Ibérica, onde possuiu uma quota de mercado superior a 10%, e que consolida o Grupo EDP como o quinto operador mundial neste segmento».

PUB

A Neo Energía registou em 2005, ano em que foi constituída, uma forte expansão com a compra da filial espanhola da holandesa Nuon, incorporando assim 274 MW de potência instalada e mais de 1.100 MW em diferentes fases de desenvolvimento.

Iniciou igualmente, no passado mês de Maio, a construção dos parques eólicos de Le Gollot y Keranfouler, em França, a que se juntou depois o parque eólico de Plouvien. No total, somam 30 MW naquela que é a primeiro incursão da companhia fora da Península Ibérica. Os planos do Grupo passam por deter, em 2010, uma potência instalada 500 MW fora de Espanha e Portugal, altura em que prevê deter uma potência global de mais de 3.000 MW.

De acordo com a EDP, «o crescimento este ano continuou a um ritmo elevado. Além do parque inaugurado esta segunda-feira, acrescem ainda outros projectos importantes como o parque eólico de Belchite, em Aragão, que representou o MW número 1.000 da companhia».

Além da energia eólica, a Neo Energía produz também electricidade a través de outras fontes em regime especial como as mini-hídricas, cogeração, resíduos e Biomassa num total de 145 MW.

PUB

Relacionados

Últimas