Já fez LIKE no TVI Notícias?

Exportações devem bater recorde em 2005

Relacionados

O presidente do ICEP está optimista quanto ao comportamento das exportações portuguesas no final do ano. Face aos números disponíveis até ao momento, João Marques da Cruz acredita mesmo que em 2005 as saídas do país baterão um valor recorde.

Num almoço em Moçambique, à margem do XXXI Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), o responsável disse aos jornalistas o que os números do INE têm vindo a demonstrar, ou seja, que são as exportações que «estão a puxar pela economia» nacional e que, a ter em conta os números globais até Agosto, quando as saídas cresceram 1,5%, e os números recentemente anunciados pelo mesmo instituto, o responsável acredita que no final do ano «Portugal vai ter o recorde de 30.000 milhões de euros de bens transaccionáveis». Um número que, a concretizar-se, cautelosamente, aponta para um crescimento anual de 1,5%, acrescentou.

Refira-se que a estimativa da OCDE aponta para um crescimento das exportações portuguesas de 1,6% em 2005.

PUB

«Há, de forma sustentada, um crescimento das exportações no segundo semestre», adiantou Marques da Cruz, fazendo alusão ao bom comportamento em especial de três sectores: o de mobiliário, máquinas e produtos agrícolas e agro-pecuários. Quase neutro está o calçado, uma actividade que embora ainda negativa, este responsável acredita que pode vir a melhorar até ao final do ano, ao contrário dos têxteis e material de transporte. Estes últimos sectores, com quedas nas exportações de cerca de 10% e 8%, respectivamente, são os que mais penalizam o saldo das saídas portuguesas.

De acordo com os dados do INE, no terceiro trimestre houve uma «aparente» recuperação das exportações.

* A jornalista viajou a convite da APAVT

PUB

Relacionados

Últimas