Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI corta 5 décimas à previsão de crescimento nacional para 1,3%

Relacionados

Nova previsão é a mais pessimista e aponta para um abrandamento de seis décimas face a 2007

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa as previsões de crescimento para a economia portuguesa em 2008. De acordo com o organismo internacional, Portugal deverá agora crescer 1,3%, menos cinco décimas do que previa antes (1,8%) e seis décimas abaixo do crescimento registado em 2007 (1,9%).

Esta nova taxa apontada pelo FMI está também abaixo do crescimento esperado para a Zona Euro, de 1,4%, o que coloca Portugal a divergir, pelo sétimo ano consecutivo, dos parceiros europeus.

PUB

Esta previsão diverge da que foi esta terça-feira avançada pelo governador do Banco de Portugal. Vítor Constâncio avançou num almoço promovido em Lisboa pela Câmara de Comércio Luso-Britânica, que Portugal deveria crescer este ano abaixo do esperado (2%) mas acima da Zona Euro (cuja taxa de expansão prevista era de 1,8%).

FMI acredita que EUA já estão em recessão

FMI eleva previsão para taxa desemprego nacional para 7,6%

Mais optimistas que o FMI para a economia portuguesa está ainda o Governo, cuja previsão é de um crescimento de 2,2% para este ano, bem como a Comissão Europeia e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que apontam para os 2%.

Já no que se refere ao ano que vem, o FMI acredita que a economia nacional acelere muito ligeiramente, para 1,4%, contrariando, aí sim, a tendência da Zona Euro, para onde se espera uma expansão económica de 1,2%.

PUB

Relacionados

Últimas