Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo admite reforçar posição para controlar várias empresas

O Governo tem já concluído um plano de privatizações, que deverá ser discutido amanhã em Conselho de Ministros. A ideia é identificar as empresas em que já não se justifica a presença do Estado, aquelas em que essa presença deve manter-se em nome do interesse público e mesmo outras em que se justifique o reforço da posição estatal de modo a assegurar o controlo de gestão.

A hipótese foi assumida pelo Ministro das Finanças na apresentação das Linhas de Acção do Ministério para 2006.

«Nas empresas não privatizadas, e em que se justifique manter-se a presença do Estado, haverá um melhor acompanhamento e avaliação do desempenho das equipas de gestão e de administração, no sentido de assegurar a sua eficiência. Quando não se justificar a presença do Estado, o Governo assumirá a privatização total de algumas empresas que, até agora, tinham um domínio público», disse.

PUB

Noutros casos, «o Estado pode considerar que há interesses de relevância pública e manter a sua posição ou até mesmo tomar as medidas necessárias para assegurar o controlo da gestão. Pode também, noutros casos, optar por vender parte da sua posição, mantendo apenas a presença essencial à salvaguarda dos interesses públicos», acrescentou.

PUB

Últimas