Já fez LIKE no TVI Notícias?

Manuel Pinho defende opções do Governo e garante OTA e TGV

Relacionados

O ministro da Economia, Manuel Pinho, aproveitou ontem uma conferência organizada pela Ordem dos Economistas para responder ao ex-ministro das Finanças, Luís Campos e Cunha, e fazer a defesa de mais investimento público, acrescentando mais um episódio à história da primeira remodelação do Governo, noticiou o «Diário Económico».

Classificando-se como um economista não liberal, Manuel Pinho sublinhou a relevância do investimento estatal. «No que diz respeito ao investimento público, eu gostaria de ser claro sobre três aspectos. Primeiro, ele tem uma importância fundamental. Não há nenhuma teoria económica que afirme o contrário, salvo quando se manifesta um fenómeno de «crowding-out» do qual não há qualquer indício», recorde-se que Campos e Cunha afirmou que historicamente não há correlação entre o nível de investimento público e o de crescimento económico.

O ministro continuou: «Segundo, o investimento público em Portugal é um pouco mais baixo do que em Espanha, na Grécia, por exemplo, e muito mais baixo que na Coreia».

PUB

Finalmente, defendeu os projectos da Ota e do TGV, precisamente aqueles que sofreram reparos do anterior titular da pasta das finanças. «Terceiro, há determinados tipo de investimento público, em particular nas infra-estruturas logísticas e de transportes, que têm um maior efeito multiplicador».

Concretamente e respondendo às criticas que classificam de faraónicas as obras do novo aeroporto e comboio de alta velocidade, Pinho defendeu que «o investimento em transportes e em logística são aqueles que têm um efeito multiplicador mais elevado sobretudo em economias que, em termos geográficos, têm uma localização periférica. É esse o nosso caso».

PUB

Relacionados

Últimas