Já fez LIKE no TVI Notícias?

Menos férias e mais feriados

Relacionados

Os portugueses laboram o mesmo que os alemães e mais que os franceses, noticia o «Diário de Notícias».

Um estudo da Mercer, uma conceituada consultora de recursos humanos, hoje a divulgar em Lisboa, coloca Portugal na média europeia de dias gozados sem trabalho. Isto, claro, levando em conta os cinco dias semanais de trabalho, com pelo menos dez anos de serviço.

Contas feitas, os finlandeses têm mais dez dias de férias e feriados do que os portugueses.

PUB

E, alerta o «Diário de Notícias», não se pense que os cidadãos do ex-bloco comunista são na União Europeia a 27 dos que mais trabalham: na Estónia, Lituânia, Eslováquia e na Eslovénia os dias extras de descanso variam entre os 36 e os 40.

Ao todo, entre férias e feriados os portugueses gozam, em média, 34 dias anuais, enquanto em terras da Nokia (Finlândia) as folgas somam os 44 dias.

Reino Unido, Holanda e a Roménia estão entre as nações que menos dias livres concedem aos seus cidadãos. Com resultados, em termos económicos, distintos. Estas nações conseguem reduzir os «dias de folga» porque cortaram nos feriados. Regra geral, as férias representam 20 dias úteis, enquanto que os feriados não ultrapassam os sete ou oito dias. O estudo da Mercer destrói vários mitos. Um deles é o que se passa com os países de Leste, o que pode merecer a atenção dos departamentos de recursos humanos das multinacionais com planos para se deslocarem para o Leste.

Em geral, as nações resultantes da desagregação do «império soviético», como a Eslováquia e a Eslovénia, detêm o recorde de feriados, com 15 e 16 dias de gozo, respectivamente. E, nesta contabilidade, não são levados em conta os «feriados regionais», evocativos de festas religiosas ou nacionalistas. Bem como, claro está, a concessão de «tempos extras» legais, concedidas por muitos Estados, por motivo de casamentos ou licenças por funerais.

PUB

Relacionados

Últimas